Crítica
Ouvimos: The Last Dinner Party, “Prelude to ecstasy”
- Prelude to ecstasy é o primeiro álbum do The Last Dinner Party, banda formada em Londres em 2021. O grupo tem Abigail Morris (vocais), Lizzie Mayland (vocais, guitarra), Emily Roberts (guitarra solo, mandolin, flauta), Georgia Davies (baixo) e Aurora Nishevci (teclados, vocais).
- O grupo surgiu no meio da pandemia, o que dificultava ensaios e inviabilizou shows – só tocaram ao vivo pela primeira vez em novembro de 2021. Em julho de 2022, chegaram a abrir um show para os Rolling Stones, quando ainda se chamavam The Dinner Party (o “last” foi acrescentado por causa de um grupo de hip hop chamado Dinner Party).
- O álbum tem participação de 25 músicos de orquestra. Aurora Nishevci regeu os músicos em cinco das doze faixas.
Florence + The Machine foi a referência citada por dez entre dez pessoas assim que deram uma escutada básica na estreia do The Last Dinner Party. Faz sentido, e o clima indie-pop e grandiloquente da banda londrina é citado até como influência pelas integrantes do quinteto. Não é bem assim, e vale não cair na tentação de juntar tudo no mesmo saco. Mesmo comparativamente, o TLDP soa mais sinistro, mais sessentista, mais pop-barroco. Analisado em particular, pertence a uma árvore genealógica da qual fazem parte Laura Nyro, Judee Sill, Love, Echo & The Bunnymen, David Bowie, Siouxsie Sioux, Shirelles, Kate Bush, Sparks, ABBA. Tudo o que pode soar mágico e musical simultaneamente.
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Com som celestial e estilo de amazonas (o olhar firme delas, na linha das Runaways, é o que mais chama a atenção nas fotos de divulgação da banda), as cinco integrantes do The Last Dinner Party iniciam o disco com uma vinheta-título orquestral que soa como abertura de filme – e que insere o ouvinte num universo que alude tanto aos anos 1960 quanto ao rock britânico do começo dos anos 1980.
O produtor do disco é James Ford, integrante do The Last Shadow Puppets – e o mesmo sujeito que cuidou da virada lounge pop dos Arctic Monkeys em Tranquility base hotel & casino. Um cara acostumado a lidar com bandas cujas referências se localizam entre os anos 1960 e os bodes existenciais do começo da década seguinte, como acontece com Georgia, Lizzie, Abigail, Aurora e Emily. Elas expõem em Prelude to ecstasy um mundo que só de vez em quando traz, em letras e conceito, um pouco do “êxtase” do título. Na prática, é um álbum agridoce, que mesmo tendo o romantismo e a intensidade do hit Nothing matters, une argamassa gótica, vocais quase dream pop (como na balada On your side), e uma certa tranquilidade triste, como no acalanto feminista de Beautiful boy – cuja letra fala de um garoto que “lança navios nos quais navega em segurança”, mas que desperta mais inveja do que desejo nas mulheres.
Já Burn alive, por exemplo, soa como uma renovação do pós-punk. Ceasar on a TV screen é uma mini-ópera pop cuja letra tem a mesma grandiloquência de bandas como Roxy Music e Echo & The Bunnymen (“eu sou César na tela da TV, campeã do meu destino/ninguém pode me dizer para parar, eu terei tudo que eu quiser”). The feminine urge traz de volta o som dos girl groups sessentistas – a abertura tem o mesmo riff de bateria de Be my baby, das Ronettes – e leva tudo para um lado mais existencial e sombrio, em versos como “aí vem o impulso feminino, eu o conheço tão bem/de nutrir as feridas que minha mãe segurou/oh, bailarina se curva sob o peso de tudo isso/não é divertido segurar o mundo em suas mãos?”.
A melhor do álbum, My lady of mercy, abre num desenho musical de synth pop “orgânico”, com batidas dadas por palmas, e sonoridade cheia de ganchos – com direito a uma parte 2 mais pesada, que insere uma rara faceta mais anos 1990 no disco. No final, o clima lúgubre de Mirror, soando como um curiosa mescla de ABBA e Velvet Underground. Uma estreia realmente impressionante.
Nota: 9
Gravadora: Island
Foto: Reprodução da capa do álbum.