Crítica

Ouvimos: Suuns, “The breaks”

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  • The breaks é o sexto álbum da banda canadense Suuns. O grupo é formado por Ben Shemie (voz e guitarra), Joe Yarmush (baixo e guitarra) e Liam O’Neill (bateria). É o segundo álbum que a banda lança pelo selo Joyful Noise, voltado simultaneamente para música e política revolucionária.
  • The breaks encontra Shemie, O’Neill e Yarmush experimentando alegremente loops, sintetizadores, samples e instrumentos MIDI como um Tangerine Dream pós-milenar mexendo com batidas triphop downtempo. O álbum não captura uma banda procurando se mover em uma direção específica: Suuns simplesmente visa avançar”, diz o texto de lançamento divulgado pela Joyful Noise.
  • Esse lado eletrônico, de MIDIs e samples, é explicado por Liam no mesmo texto. “Antes tínhamos uma espécie de regra de que não teríamos nenhum instrumento no disco que não estivéssemos realmente tocando. As gravações que fizemos sempre foram como um documento. Não havia overdubs. E agora… não nos importamos com isso! Agora fazemos o que quer que soe bem”, diz.

O Suuns é uma banda tão “artística” e ruidosa que às vezes chega a lembrar o Radiohead – só que os canadenses aparentemente não têm a mesma vontade de pegar um repertório fora dos padrões e transformá-lo numa obra de arte pinkfloydiana, que milhões de pessoas vão querer ver e ouvir.

O negócio de Ben Shemle, Liam O’Neill e Joseph Yarmush é abraçar a estranheza, as experimentações que não cabem em nenhuma gavetinha. E assim a discografia deles vem caminhando desde o pesadelo eletrônico e distorcido da estreia Zeroes QC (2010), mais voltado para o legado de bandas como Faust do que para qualquer outra coisa.

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The breaks, o novo disco, é desértico e “espacial” a ponto de dar gatilhos. Em vários pontos das oito faixas do álbum, é possível encarar a solidão, a tristeza e a sensação de que você está em alguma missão solitária enquanto encara a paisagem infinita, o espaço sideral, as estrelas no céu azul… Tudo isso em forma de música, em faixas como Fish on a string (levada adiante com programação de percussão simples, vocais com reverb e rajadas de synths), a lenta e neo-psicodélica Vanishing point e o ritmo cardíaco e eletrônico de Overture, que depois ganha tons pesados e contemplativos, com distorções, teclados e batida intensa.

Ben Shemie, que abusa de autotune nos vocais, canta como se olhasse para o céu infinito, ou para o vazio, em canções tão contemplativas quanto lisérgicas, como Wave e Doreen. Enquanto isso, um pouco do passado do Suuns ressurge em Road signs and meanings, sete minutos de batida não-dançante que se desenvolve com guitarras, teclados, efeitos e percussões.

Nota: 8
Gravadora: Joyful Noise

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