Crítica

Ouvimos: Sleeper’s Bell, “Clover”

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O Sleeper’s Bell, projeto folk criado em 2010 pela cantora Blaine Teppema, e que hoje é uma dupla completada pelo guitarrista Evan Green, teve seu nome tirado do livro Cem anos de solidão, de Gabriel García Marquez – o “sino dos dorminhocos” é uma referência à passagem do romance em que o cigano Melquiades aparece na vida do velho Jose Arcadio Buendia (nunca leu? toma vergonha nessa cara!). Em Clover, álbum de estreia, os dois criam uma música que consegue soar, simultaneamente, pop, mágica e casual.

O clima de boa parte das faixas é lo-fi, com ruídos ambientes, rupturas no tempo das gravações (como se, em alguns momentos, samples fossem inseridos de forma abrupta) e instrumentos como violões, baixo e bateria aparecendo como se tivessem sido gravados separadamente, em estúdios diferentes. Esse efeito parece ser um charme extra, que revela, mais do que as músicas em si, a estrutura por trás das gravações. Embora o álbum não tenha nada de hip hop ou música eletrônica, há momentos em que se tem a sensação de estar ouvindo um disco folk feito por dois beatmakers.

Os sons “fantasmas” começam logo na abertura com Clover e seguem com Bad world e Phone call, faixas que flertam com o universo do soft rock (Carole King e Carly Simon parecem ser referências, embora a atmosfera geral seja bem distinta). Room é um folk com violão, que ganha um beat por cima. Bored traz um indie pop quase maldito, com violão tocado em compasso quase de valsa e uma percussão descomplicada. A partir do meio do álbum, um clima mais pop começa a emergir, com o folk pop setentista de Over e Passing through – canções que poderiam facilmente ter saído de Laurel Canyon, aquele reduto dos cantautores angustiados dos anos 1970, mas com uma leve disposição para mesclar violões e ambient music. Um álbum curioso do início ao fim.

Nota: 8
Gravadora: Fire Talk
Lançamento: 7 de fevereiro de 2025

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