Crítica

Ouvimos: Sleater-Kinney, “Little rope”

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  • Little rope é o décimo-quarto álbum do Sleater-Kinney, uma banda de Olympia, Washington, identificada com o movimento riot grrl, e formada hoje pela dupla Carrie Brownstein e Corey Tucker (ambas vocais, guitarra e composições). O disco foi produzido por John Congleton.
  • A inspiração de Little rope veio de um acontecimento bastante triste na vida de Carrie, que perdeu mãe e padrasto num acidente de automóvel ano passado, quando os dois passavam férias na Itália. Os esboços do disco já estavam traçados, e a dupla continuou trabalhando neles. O álbum acabou tratando de “como navegamos no luto”.
  • O álbum marca a estreia da banda no selo Loma Vista, criado pelo executivo Tom Whalley (ex-Warner e Interscope), e que já teve Marilyn Manson no elenco – o músico foi chutado da gravadora após surgirem alegações de abuso sexual.

O Sleater-Kinney foi feito, criado e pensado para soar fora dos padrões. Se o rock sempre foi um universo machista e falocêntrico, lá vinha uma banda de mulheres atualizando estilos como a no wave e o pós-punk, colocando música num universo onde o importante era recriar coisas. Recriar a dinâmica nos relacionamentos (Be yr mama, do primeiro disco, Sleater-Kinney, de 1995, era sobre isso), a carga mental diária (tem muito disso em The drama you’ve been craving, do clássico Dig me out, de 1997) e em especial o lugar da mulher na história do rock. Uma banda bastante mobilizada e politizada, difícil de comparar até mesmo com outros grupos femininos da época, como Hole e Babes In Toyland, fazendo cair em desgraça qualquer jornalista que tentasse unir “bandas de mulheres” em reportagens e listas.

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Little rope é complicado igualmente de comparar com os discos anteriores do grupo. Carrie Brownstein e Corey Tucker voltam mexendo em climas bem mais sombrios – a capa é quase tão pop-de-terror quanto a de The visitors, último disco do ABBA (1981), o tom das músicas é bem mais sinistro, a história por trás do disco justifica tudo. Mas vendo pelo aspecto “rádio rock” da coisa, é um disco bem mais acessível a futuros/futuras fãs do que o anterior, Path of wellness (2021), musicalmente e tematicamente. Soa quase como um recomeço, um disco para reapresentar uma banda experiente ao mercado.

O tema principal do disco é a finitude, a superação diante de tragédias pessoais e partidas bruscas – surge em todas as letras e em alguns climas melódicos. Say it like you mean it é uma tentativa de diálogo com alguém que está morrendo, Hunt you down fala sobre libertação de medos (“aquilo que você mais teme irá caçar você”, diz o refrão), Six mistakes fala sobre feminilidade e envelhecimento, Hell traz uma visão particular sobre o que é morrer e partir pra um lugar bem estranho. Não por acaso, o disco valoriza uma espécie de peso sombrio, que serve como chave de entendimento de quase todo o repertório – é algo que sempre rolou de uma forma ou de outra na música feita por elas, mas que aqui ganha outro sentido, e mais foco, em riffs, melodias e design sonoro.

Nota: 9
Gravadora: Loma Vista.

Foto: Reprodução da capa do álbum.

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