Crítica

Ouvimos: Sadly Sunday, “Under new management” (EP)

Published

on

A música do Sadly Sunday é inacreditável: uma banda sueca, ainda distante da fama cool que costuma marcar as bandas novas que viram assunto de uma hora para a outra, e que precisa ser descoberta o mais rápido possível. O som deles é um pós-punk poderoso, cheio de referências certeiras – e ainda que mexam no baú de uma música feita entre os anos 1970 e 1980, conseguem soar como uma banda de 2025.

Under new management abre com Beneficial friends, música com cara de Gang Of Four e Buzzcocks, mas com os dois pés bem plantados no caos punk. O baixo e a bateria volta e meia entram em um mafravilhoso clima de confusão musical em que um não sabe quem comanda o outro (e isso é um elogio). E a guitarra tem clima de som de faroeste, típico das primeiras gravações do Echo and The Bunnymen ou do Cure – ou dos Replicantes. Sentionauts soa como uma invasão espacial comandada pelo Clash ou pelo The Damned. Já Electric eel é pós-punk robótico com arpejos de guitarra – e em todo o EP, a guitarra sempre toma a dianteira, trilhada num reverb que lembra as sessões de gravação comandadas por Martin Hannett (produtor do Joy Division).

Uma derrapada leve no disco é 12 feet deep, uma música extensa, lembrando as canções mais calmas de bandas como Bad Religion e Agent Orange – e que ainda assim, não torna esse EP menos interessante. Technoholic, no final, é uma surpresa: abre em clima eletrônico, até ganhar algo de The Fall nos vocais e no arranjo, desembocando numa parte 2 sombria e quase psicodélica. Aposto que se o Sadly Sunday tivesse aparecido nos anos 1980, não faltariam bandas brasileiras tentando pegar carona no seu som.

Nota: 7,5
Gravadora: Independente
Lançamento: 17 de janeiro de 2025

  • E esse foi um som que chegou até o Pop Fantasma pelo nosso perfil no Groover – mande o seu som por lá!
  • Apoie a gente e mantenha nosso trabalho (site, podcast e futuros projetos) funcionando diariamente.
  • Mais do Groover no Pop Fantasma aqui.

Trending

Sair da versão mobile