Crítica
Ouvimos: Nina Camillo, “Nascente” (EP)
- Nascente é o primeiro EP de Nina Camillo, formado por “músicas autorais que vieram em uma determinada época com uma cara que considerei muito original minha. Quis abraçar isso” (disse ela em entrevista ao site Música Pavê).
- O disco é formado por composições dela, todas produzidas e arranjadas por ela e Tiago Frúgoli. Nomes como Hiatus Kaiyote, Erykah Badu e artistas brasileiros de jazz foram referências para as músicas e arranjos.
- Entre os músicos que participam da gravação, estão o próprio Tiago (piano elétrico), Noa Stroeter (baixo), Sidmar Vieira (trompete), Vitor Cabral (bateria) e Maiara Moraes (flauta).
Trabalhando nos territórios do neo-soul e do jazz misturado com música brasileira, Nina Camillo impressiona em seu EP de estreia pela qualidade dos vocais, sobrepostos em vários momentos, e quase sempre construindo outras melodias dentro da melodia.
Nascente é a cara do primeiro repertório dela, com músicas que contam sua história como compositora (o que ela revelou numa entrevista ao site Música Pavê) e passam a mostrar sua cara como arranjadora e produtora – ela fez os arranjos vocais e cuidou da produção ao lado de Tiago Frúgoli, e o EP trabalha numa área em que design musical e texturas musicais se tornam outros instrumentos.
Boa parte do repertório é discreto e pode parecer até minimalista, apesar do cuidado com o uso de instrumentos como piano Rhodes, metais e flauta. A introdução com a vinheta Vim de lá é MPB jazzística e tropicalista herdada de Marcos Valle e Dori Caymmi – um som que retorna na instrumentação simples e, ao mesmo tempo cheia de detalhes, de Só dá você.
Vem pro céu é soul-jazz-r&b de quem ouviu até funk feminino dos anos 2010. Chegando perto do fim, Bem te vi, já abre com metais e com uma sequência boa de baixo e voz, partindo para uma bossa latina que lembra João Donato. A praieira Sobre fugir, um samba com leve andamento de ciranda, fecha o ciclo do disco, encerrando tudo com diálogo entre metais e voz.
Nota: 8
Gravadora: Independente.
- Apoie a gente e mantenha nosso trabalho (site, podcast e futuros projetos) funcionando diariamente.