Crítica
Ouvimos: Ministry, “The squirrely years revisited”
O provável penúltimo disco do Ministry (Al Jourgensen, criador do grupo, diz que vai lançar só mais um depois desse, já com o ex-inimigo Paul Barker de volta) é um projeto que a maioria dos fãs não esperava. No ano passado, Al testou o repertório inicial do grupo, do começo dos anos 1980 – mais voltado ao tecnopop e à música eletrônica do que ao metal industrial – no show que o Ministry fez no festival Cruel World, em Pasadena, na Califórnia. Deu certo, aparentemente. Aliás, deu tão certo, que o músico venceu um ranço de décadas (músicas como Work for love não eram executadas havia quase 40 anos) e decidiu regravar o repertório.
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The squirrely years revisited, que traz na capa um esquilo sexualmente excitado (para não dizer outra coisa), é o retorno do Ministry às músicas de With sympathy, seu primeiro disco (1983), além de alguns singles lançados pelo selo indie Wax Trax. Sim, Al deu uma mudada nas músicas e deixou tudo mais podre: Work for love, Here we go, All day… Tudo isso soa mais como o Ministry do disco de transição Twitch (1986), um dos melhores álbuns do grupo. Só que, vamos lá, o Ministry já era meio podre até mesmo como banda de synthpop. Tanto que mesmo as canções mais redondinhas do grupo tinham alguma coisa estranha para confundir ouvidos. E às vezes o Ministry soava como um Depeche Mode mal-humorado.
Vale citar que as versões novas nem são tão melhores que os originais assim. Revenge volta mudada de verdade, mas… o original era um tecnopop com a cara do Ultravox, e a nova versão lembra um metal melódico (!). E sei lá se era preciso reler (Every day) is halloween, sucesso de 1984 que já tinha uma baita cara de hit do submundo – e que, vai entender, também foi vítima da implicância de Al Jourgensen por vários anos. Aqui, ela volta com algumas guitarras a mais e com evocações de Thieves, música de 1989 do Ministry.
Dentre as outras regravações que o Ministry fez, tem I’m not an effigy (pós-punk roqueiro no original, pós-punk metalizado em Squirrely), I’m falling (o original era basicamente pós-punk com alma gótica, e o grupo não fez muitas modificações) e Same old madness (outrora um tecnopop rápido e pesado, agora uma música pesada e com uma mixagem razoável). I’ll do anything for you é a musica com mais cara de synthpop dentre as regravações, com Al equilibrando vocais graves e registros altos, com drive, Já as três versões do álbum Twitch que encerram o disco não acrescentam muita coisa. No fim das contas, Squirrely vale mais para roqueiros que detestam qualquer coisa mais “pop” e odeiam sintetizadores.
Nota: 6
Gravadora: Cleopatra
Lançamento: 28 de março de 2025.