Crítica

Ouvimos: Marcia Castro, “Roda de samba-reggae vol. 1 – ao vivo”

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Um detalhe que se perdeu com o tempo: nos anos 1980, a música da Bahia era vista como uma proposta renovadora e redentora, a partir dos primeiros lançamentos de bandas como Olodum e Ara Ketu pela Continental, e de álbuns de artistas como Gerônimo e Lazzo Matumbi. A soma de células rítmicas do samba-reggae é tão original quanto as mesclas que geraram o samba de Jorge Ben – com a diferença de que o desenvolvimento do som baiano passou por várias mãos, vários pais e mães, e seu surgimento não ficou restrito a um só criador.

Roda de samba-reggae vol. 1 – ao vivo, de Marcia Castro, exibe essas “paternidades” do estilo musical numa época em que a música da Bahia, comemorando quatro décadas, ganha festas revivalistas, vira influência de novos astros da música pop e tem seu compromisso com a identidade afro-brasileira cada vez mais celebrado. O repertório une clássicos como Tambores na avenida (Ara Ketu) e Crença e fé (Banda Mel – é a do “vou dar a volta no mundo, eu vou/vou ver o mundo girar”) a canções mais recentes como Coladinha em mim e Que povo é esse (as duas do repertório do disco Axé, lançado por Marcia em 2021). Rosa, sucesso de 1993 do Olodum, ganha a adição de Pierre Onassis no vocal.

Não dá para dizer que são arranjos “minimalistas”, mas o disco de Marcia cria um diferencial por investir num axé pesado, valorizando a guitarra, e às vezes partindo para uma MPB-folk (como no começo de Rosa). Olodum, a banda do Pelô surge em medley com Mariê (Banda Reflexu’s), abrindo com voz-e-percussão como nos primeiros discos do Olodum – e emendando numa guitarra que é pura juju music. Visão do ciclope, sucesso de Luiz Caldas, volta como um reggae-rock com ênfase no “rock”, fiel ao estilo do autor do tema da novela Tieta. No final, as faixas reunidas em pot-pourris, incluindo hits como Faraó, soam bem vigorosas. Roda de samba-reggae é um disco não apenas para festejar o Carnaval, mas para contemplar a exaltação afro-brasileira e o peso dos arranjos.

Nota: 8
Gravadora: Independente
Lançamento: 12 de novembro de 2024

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