Crítica
Ouvimos: Luiza Brina, “Prece”
- Prece é o quarto álbum de estúdio da cantora mineira Luiza Brina, gravado ao lado de 19 instrumentistas mulheres – integrantes das Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e Orquestra Ouro Preto. O disco tem também processamentos eletrônicos conduzidos por Charles Tixier. Os arranjos foram todos escritos por Luiza.
- O disco tem parcerias com Iara Rennó, Julia Branco, Luizga, Sérgio Pererê, Thiago Amud e Vovô Bebê, além das participações vocais de Iara, Pererê, Silvana Estrada, LvRod e Maurício Tizumba.
- Luiza conta que o disco começou a surgir numa época em que tinha crises de pânico, e sentindo falta de conexão com algo que pudesse ajudá-la naquele momento, descobriu que não sabia rezar. Foi aí que ela começou a compor suas próprias Orações. Algumas delas já estavam no disco Tão tá (2017), creditado a Luiza Brina & O Liquidificador.
Luiza Brina gravou o álbum Prece com 19 mulheres, musicistas de orquestras de Minas Gerais. O resultado é um disco essencialmente feminino, e repleto de mistérios e histórias. A abertura, com o instrumental Oração 1, serve como um prefácio do álbum: uma música curta, orquestral, que destaca a percussão e o tom marítimo da melodia e do arranjo. E indica que Prece é uma aventura pessoal e interna, e um trabalho de tapeçaria musical.
A viagem continua com a Oração 2, uma canção na qual é possível descobrir danças e ritmos particulares. É a primeira faixa na qual se ouve a voz de Luiza, cantando ao lado da mexicana Silvana Estrada – as duas soando como instrumentos musicais ao longo da melodia, cantando como se levassem a público seus universos particulares, em versos como “santo forte carrega em mim/que algum nome próprio conduza/sem pressa uma crença aqui/meditar algo pra querer”.
Um desafio que Prece acaba tendo, mesmo sem querer, é o de fazer sentido como disco não-religioso – ainda que o subtexto seja bastante espiritualista. As orações do disco são ligadas a coisas da natureza, do dia a dia, dos encontros, dos sonhos. Esses temas surgem ao longo do álbum, em especial em faixas como Oração 18 (Pra viver junto) e Oração 3 (dos versos “pra ser sincera eu acho que vou dormir/e o tempo vai parar”). E também no final, com a Oração 10 (Oração ao porto), um canção de despedidas e recomeços.
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No álbum, em todo caso, há um lado religioso forte, que vem da fé afro-brasileira – surgida por uma ligação às ancestralidades, à musicalidade negra e aos elementos da natureza. Rios, cachoeiras, águas, correntes e povos são imagens de faixas como Oração 13 (Coração candongueiro), Oração 19 (Oração pra Oxum) e Oração 15 (Oração à Cobra Grande) – com participações de Sergio Pererê, Iara Rennó e Mauricio Tizumba, respectivamente.
No fim da Oração 15, aparece um trecho instrumental de tom mágico, que serve como ponte para a Oração 17 (Risco) – a melhor música do álbum, que põe na letra várias questões e pensamentos de Luiza na elaboração de Prece (“a deusa de todas as direções/acaba de arrancar do céu/as coisas que eu esperava/lembrei da certeza de nada”). São os momentos em que Prece se dá melhor, mais até do que na faceta mais percussiva e latina de faixas como Oração 16 (diós/adiós). Mas tudo contribui para o universo quase onírico do álbum.
Nota: 8,5
Gravadora: Dobra Discos.
Lançamento: 30 de abril de 2024