Crítica
Ouvimos: Luisão Pereira, “Fogo no mar”
- Fogo no mar é o primeiro disco solo de Luisão Pereira, baiano de Juazeiro, que esteve em bandas como Penélope e Dois Em Um. Luisão é também produtor – cuidou de Do meu coração nu, de Zé Manoel, disco indicado ao Grammy Latino.
- Em 2017, Luisão foi diagnosticado com câncer de mieloma múltiplo. “Tudo começou com uma simples dor nas costas”, disse à Carta Capital. O tratamento oncológico inspirou a composição e a produção do álbum, que tem uma lista grande de convidados (Mãeana, Zé Renato, Zé Manoel, Kassin, Lívia Nery). O poeta, letrista e escritor Mauro Sta Cecília, também paciente oncológico e amigo de Luisão (e letrista de músicas como Por você, do Barão Vermelho) contribui na letra de Forte. A faixa de abertura, Se todo santo, traz mais de 30 amigos de Luisão fazendo vozes.
- Luisão já havia produzido o disco de Zé Manoel durante o tratamento no hospital. Para fazer seu disco, durante uma internação (quando fez até transplante de medula), levou computador, fones, microfone e placa de áudio para lá. “Inclusive captei barulhos do hospital”, diz.
É algo parecido com o que Marcelo Yuka chamou de “o muro fino entre a ciência e deus” (verso criado sob o contexto do nascimento de seu irmão mais novo, na música Uma ajuda, do O Rappa). Fogo no mar, disco solo de Luisão Pereira, está na mesma sintonia: um álbum que, pelo contexto em que foi realizado, fala de vida e todos os mistérios associados a ela, dos contrastes e pequenos milagres do dia a dia, como a combustão em alto-mar do título.
Em alguns momentos, o álbum é bastante direto em relação ao que Luisão viveu durante a elaboração das músicas e as gravações – como na oração Forte (“seja forte, mais que ontem/ seja forte mais uma vez”) e na abertura repleta de vozes e climas, com Se todo santo. O principal é que Fogo no mar lança excelentes vibrações a respeito de assuntos que estão fora do nosso controle, como no convite à retirada Se saia e no enfrentamento diário de Vai que de repente. Ruídos captados em aparelhos usados durante a recuperação e o tratamento de Luisão dão o tom, num esquema quase chiptune, em alguns momentos.
Fora do universo estabelecido pelas letras, musicalmente Fogo no mar pertence a um corredor iniciado por Dorival Caymmi e Tom Jobim, e continuado por seguidores como Marcos Valle e João Donato, como no samba Deixa, na marítima e percussiva Licença (um agradecimento às forças que mantiveram Luisão firme desde 2017) e na quase infantil Mar grande, aberta pelos vocais de Mãeana. O lado mutante, roqueiro e diversificado do disco, surge no quase samba-reggae Saturno e na funkeada Florália (com Kassin). Se na sua lista houver um espaço para o quesito “disco mais bonito do ano”, Fogo no mar é um forte candidato.
Gravadora: Festim Music
Nota: 9
Foto: Reprodução da capa do disco