Crítica

Ouvimos: Jennie, “Ruby”

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Seguindo numa mescla de trap, funk e phonk (com todas aquelas misturas entre hip hop e jazz que o estilo apresenta), Jennie soa bastante convincente em sua estreia solo, Ruby. E convencer, vá lá, é o principal objetivo de qualquer artista pop. Você acaba nem se lembrando de que se trata de uma integrante do grupo feminino coreano Blackpink, porque ela soa como se tivesse sido descoberta agora, e tivesse vindo das ruas, não da veradadeira máquina de fazer dinheiro que é o k-pop.

Ela também consegue jogar direitinho o jogo de cantoras como Charli XCX, Rihanna e Doechii (por sinal, esta última, uma convidada do álbum), mesmo nos momentos do disco em que ela não parece estar entregando nada de muito novo, É o que acontece em Like Jennie, batidão autorreferente que surge no disco após uma introdução de piano e voz, evoluída para um arranjo de orquestra bem interessante.

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Ruby não deixa de apostar em climas análogos ao dream pop – como em Start a war, uma balada “fria” com vocais e teclados cheios de eco, e que depois ganha um clima de sonho encantado, como nas músicas da Disney. Uma música que, vá lá, convence, mesmo que no fundo seja aquele tipo de melodia que você já ouviu em mil lugares, mas que aqui parece revigorada.

Doechii, convidada de luxo num projeto como esse, dá as caras num dos maiores momentos de, digamos, ousadia do álbum: a ágil Extra L tem um refrão ótimo, é extremamente valorizada pelo rap da convidada, e tem uma letra na qual o empoderamento vem lado a lado com a zoeira moleque (Extra L, por sinal, é “extra large”). Dua Lipa, por sua vez, surge em Handlebars, uma música de ressaca amorosa com tom soft rock leve e ritmo sinuoso na voz e nas batidas, em que as duas dividem vocais numa onda que, mal comparando, chega a lembrar as canções de amor e desamor divididas pelas “patroas” do sertanejo.

Ruby também é o disco do pop pesado, levado adiante por vocais meio latinos, de With the IE (Way up) – uma daquelas músicas que você ouve e já imagina as coreografias. E do tom sombrio e sexy de Seoul city. E também da balada nebulosa FTS, aberta com um piano blueseiro, e seguindo com teclados em tom dramático. E também do quase nu-metal leve de Zen. Já Damn right, um r&b leve e sinuoso cantado com Kali Uchis e Childish Gambino, vai no mesmo clima de “letras de sexo” de Seoul city – e acaba, musicalmente, sendo o maior destaque do álbum.

O maior gol de Ruby é brigar por atenção no universo pop trazendo um mais-do-mesmo bem realizado e bem feito – muita coisa não é exatamente inovadora, mas é montada por Jennie e sua turma de modo a construir uma personagem sexy, empoderada, amadurecida, brigona e com uma voz que ganha peso em vários momentos. Dá para ouvir e deparar com vários futuros hits.

Nota: 8
Gravadora: ODDATELIER/Columbia
Lançamento: 7 de março de 2025.

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