Crítica

Ouvimos: Ghostwoman, “Hindsight is 50/50”

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  • Liderado pelo músico canadense Evan Uschenko, o Ghostwoman lançou em 24 de novembro seu terceiro álbum, Hindsight is 50/50. É o primeiro disco em que a banda adota o nome sem separação entre “ghost” e “woman”. Para ele, é o disco que captura “a verdadeira natureza da banda”. Como principal parceira, Evan tem a baterista Ille Van Dessel.
  • Hindsight is 50/50 é uma brincadeira com a expressão “hindsight is 20/20” (“retrospectiva 20/20”), popular nos Estados Unidos. Uma frase que costuma ser usada para zoar “profetas do acontecido” – aquela turma que adora tirar conclusões sobre decisões do passado. A banda escolheu o título por causa de uma acontecimento besta: um amigo bêbado mandou tatuar a frase e saiu tudo errado.  “Talvez isso signifique que a vida é só acaso. Talvez signifique que o bom senso não é tão comum”, diz o grupo.
  • O selo da banda, Full Time Hobby, abriu portas em 2004 em Londres, inspirado por selos como Rough Trade e Elektra, com a ideia de gravar artistas criativos que não achavam espaço nas gravadoras.

Algumas coisas mudaram bem rapidamente no front do Ghostwoman. Há bem pouco tempo, eles eram um grupo que nos dois primeiros álbuns – Ghost Woman (2022) e Anne, if (2023) – soava como uma banda stoner com músicas compostas e produzidas pela turma do Brill Building. Uma mescla de Jesus & Mary Chain, Syd Barrett e Byrds, enfim. Lançado no fim do ano passado, Hindsight is 50/50 acentua o lado pesado e quase gótico do grupo.

O terceiro disco do Ghostwoman soa menos inventivo que os primeiros álbuns, com certeza. Mas traz a banda invadindo o terreno da música pesada e hipnotizante, com distorções, climas desérticos, muito eco nas gravações, tom bastante cru nas letras, e design sonoro baseado na escuridão e nas sombras. No fim do disco, o grupo recebe o Depeche Mode rápido em Juan e na faixa-título, e explora o lado girl group do Velvet Underground em Buik. Mas até lá, o ouvinte passa pelo clima estradeiro e biker de Alright alright e Ottessa – essa, com riff circular e grave dando o tom. Também segue pelo tom de pesadelo de Along pt.2, lembrando uma quase cruza de Black Sabbath e Joy Division. A ágil Yoko começa punk e ganha uma parede de guitarras de meter medo no final.

Hindsight is 50/50 tem mais compromisso com o barulho do que com a variedade dos dois primeiros discos. Ficam fazendo falta as surpresas da estreia, mas o novo caminho merece a audição de fãs de bandas como Swans, …And You Will Know Us By The Trail Of Dead, Black Rebel Motorcycle Club e até Bauhaus.

Nota: 7
Gravadora: Full Time Hobby

Foto: Reprodução da capa do álbum.

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