Crítica

Ouvimos: Everyone Says Hi, “Everyone Says Hi”

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Um dos mais novos supergrupos do pedaço (reunindo ex-integrantes de bandas como Kaiser Chiefs, The Kooks, The Howling Bells e The Dead 60s), o Everyone Says Hi assume o risco. Seu som é um rock tranquilo demais para agradar a turma indie, e a banda trabalha numa linha fina que, se você mexer muito daqui e dali, tudo ameaça grudar no ouvido de fãs das fases novas de Coldplay e Snow Patrol.

Sorte que Everyone Says Hi, estreia do grupo, chega bem equilibrada, caprichando em arranjos e composições em vários momentos. Somebody somewhere lembra um R.E.M. mais country e baladeiro; a sonhadora Lucky stars é uma balada espacial com slide guitar, que faz tentativas de se aproximar da estética de John Lennon; Brain freeze é um rock suingado e venturoso, que tem algo de Todd Rundgren e de David Bowie (por sinal, o nome da banda foi tirado de uma canção homônima de Bowie, do disco Heathen, de 2002).

Uma certa vibe ligada ao brit pop dá as caras na bela I wish I was in New York, que começa quase setentista, com violão e percussão, mas ganha depois uma bateria suingada. A mesma vibe de orgulho britânico surge em On the same side, balada de piano que tem um pouco de Elton Jonh e um pouco de Oasis.

Mesmo causando certo estranhamento no início, o Everyone Says Hi ganha pela junção de elementos e pela boa figura da estética musical deles. Only one, por exemplo, transita entre a imersão etérea do dream pop e a energia melódica do power pop – e segue uma receita musical que, nas mãos de outras bandas, ganharia truques apelativos de arena e corais cheios de “ôôôô” para estádios lotados cantarem. I wasn’t dreaming arrega a mesma organicidade pulsante e o ritmo hipnótico que marcaram os primeiros discos dos Strokes. A ótima Holding on to let go começa com bandolins e tem algo de Byrds e Beatles.

No final do álbum, um pop com argamassa soul na linha do Crowded House, em Did I just fall in love. E enfim, o Everyone Says Hi entrega um disco com identidade e bons momentos o suficiente para valer a audição

Nota: 7,5
Gravadora: Prediction/Chrysalis
Lançamento: 31 de janeiro de 2025.

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