Crítica

Ouvimos: DIIV, “Frog in boiling water”

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  • Frog in boiling water é o quarto disco da banda novaiorquina DIIV, formada hoje por Zachary Cole Smith (voz, guitarra), Andrew Bailey (guitarra), Colin Caulfield (baixo, teclados, guitarra) e Ben Newman (bateria).
  • DIIV é uma referência ao verbo “to dive” (mergulhar) – a banda chegou a se chamar Dive, em homenagem à música Dive, do Nirvana. A grafia mudou porque já havia uma banda belga com o mesmo nome.
  • O nome do disco (“sapo na água fervendo”) é uma referência a um trecho do livro História de B, de Daniel Quinn, que fala “do colapso lento, doentio e esmagadoramente banal da sociedade sob o estágio final do capitalismo, as realidades brutais que enfrentamos e achamos normais”.
  • A Fantasy Records que lançou o novo disco do DIIV é aquela mesma gravadora de antigamente – que lançava os discos do Creedence Clearwater Revival.

O DIIV é, de fato, uma renovação num estilo musical que se arrasta, literalmente e musicalmente, desde os anos 1980, o shoegaze. O grupo existe só desde 2011, tem uma produção bastante espaçada, e já andou enfrentando problemas de banda dos anos 1970 e 1980 (a dependência de heroína do vocalista Zachary Cole Smith, que passou por um rehab) e de banda dos anos 2020 (a expulsão do baixista Devin Ruben Perez após escrever comentários preconceituosos no fórum 4chan).

Musicalmente, muitas eras se fundem no som do grupo: em vez de apenas copiar bandas como The Jesus and Mary Chain, My Bloody Valentine e Slowdive, o DIIV se comporta quase como um Pink Floyd do barulho, intenso, selvagem, mas meditativo. Uma música distorcida que dá para escutar antes de pegar no sono, como nos sons circulares da abertura com In amber e Brown paper bag. Ou na canção de despedida e vingança Everyone out.

Em alguns casos, o DIIV age como uma banda que faz uma espécie de heavy metal leve – um metal sem o heavy, talvez? Ou um stoner tranquilo, com o mesmo caráter repetitivo e lento. A tristonha e poética Raining on your pillow, terceira faixa do disco, tem dessas: abre com notas que poderiam estar numa música do Metallica, mas prossegue num clima que lembra uma canção de ninar, ou de consolação. A faixa-título segue o mesmo esquema, emoldurando uma letra que diz o básico sobre os dias de hoje: cada vez mais, pessoas trabalham duro para manter as torres de marfim dos poderosos.

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Músicas como Reflected e Fender on the freeway, com suas melodias desencantadas, parecem mostrar um misto e cansaço e esperança, tanto em música quanto em letra. Na primeira, Zachary pede para ser deixado em paz e diz que “os parasitas ainda estão no controle”. Na última, que fecha o disco, as imagens são de renovação e impérios caindo. São os temas que permeiam esse Frog in boiling water, do começo ao fim, e que investem num certo lado politizado dos sons distorcidos – o mesmo que (você ouviu isso no episódio do nosso podcast sobre The Jesus And Mary Chain) muita gente via nas primeiras bandas que uniam doçura e barulho nos anos 1980.

Nota: 8
Gravador: Fantasy Records.

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