Crítica
Ouvimos: Desu Taem, “Used meat 4 sale”
O Desu Taem, que chegou até a gente através do Groover, é uma banda das mais loucas, tanto no conceito quanto na incontinência criativa (o duo, formado por pai e filho músicos, grava e lança álbuns compulsivamente). Mas há algumas surpresas neste disco novo, Used meat 4 sale. Para começar, uma voz feminina não creditada surge em boa parte das faixas – seria a matriarca da família, ou uma irmã? Outro detalhe é que o som do grupo está mais próximo do hard rock do que do punk, equilibrando zoeiras com faixas que, aqui e ali, sugerem uma certa seriedade.
Used meat 4 sale abre em clima de metal gritalhão dos anos 1990, com Path to wrath. Depois migra para o metal sombrio dos anos 1980 em Endless rain (que soa como as milhares de bandas que já imitaram o Black Sabbath). E, em nome do ecletismo, promove uma improvável união de B-52s e Backyards Babies em So cool it hurts, zoação com alguma subcelebridade (“sou tão cool que dói/às vezes penso se isso vale a pena/as pessoas me param na rua/tirando milhares de fotos minhas todo o dia/tirando fotos até quando estou deitado”). Debates mais espinhosos, ainda que embalados na galhofa, aparecem nas faixas-irmãs nas faixas-irmãs Misogynistic goldfish e Misogynistic possum – a primeira, um rockão na cola do Aerosmith; e a segunda, um boogie encorpado, com pegada.
O Desu Taem entrega um blues-rock elegante em Bayou true e um respiro atmosférico na vinheta de piano Haunted echoes, além do tributo metálico de Flotsam & Jetsam – o nome da faixa, claro, remete à banda que revelou Jason Newsted antes de sua entrada no Metallica. O tom irreverente se mantém em faixas como Who left the toilet plugged?, um hard rock funkeado cuja letra fala sobre um tsunami no banheiro, e The beach sucks, rock latino safado que transforma os perrengues da praia em hino debochado: “tenho areia na minha bunda/e queimaduras de sol no traseiro”. E, para quem gosta de humor nonsense sem filtro, há o popozão em chamas do blues Hemorrhoids and straight jackets (“hemorroidas e camisas de força” – o título dispensa maiores comentários). Já adotou essa banda?
Nota: 8
Gravadora: Independente
Lançamento: 29 de janeiro de 2025.
- Apoie a gente e mantenha nosso trabalho (site, podcast e futuros projetos) funcionando diariamente.
- Mais do Groover no Pop Fantasma aqui.