Crítica
Ouvimos: Desirée Marantes, “Breve compilado de músicas para _______” (EP)
- Breve compilado de músicas para _______ é o primeiro EP solo da multi-instrumentista, compositora, arranjadora e produtora musical Desirée Marantes. Ela é criadora do projeto Harmônicos do Universo, integrante da Hikikomori (ao lado de Sara Não Tem Nome) e colaboradora de artistas como Dinho (do Boogarins, com quem tem o projeto Dino & Desi), Guilherme Peluci, Saskia e Papisa.
- Desirée afirma que música, de certa forma, é uma maneira se se automedicar e cuidar do lado espiritual. “Praticamente um experiência religiosa, mas cada um com seu lado místico”, contou ao site Hits Perdidos. “Tomara que as pessoas sintam alguma coisa escutando o EP, mas se não sentirem nada, acho que pode ser uma prova de que essas pessoas têm um coração de pedra, e foda-se elas”, brinca.
Em 14 minutos de música, o EP de Desirée Marantes, Breve compilado de músicas para _______, já mostra no título (com um espaço pontilhado) sua disposição para que o ouvinte preencha as histórias das músicas como quiser – seja com sua imaginação, ou com o uso particular de cada faixa no dia a dia. O tom sensorial e viajante das faixas leva à pergunta: é possível ouvir o disco de Desirée para relaxar? É sim, mas você vai ser surpreendido por um som ou outro que vai acabar achando que vem da sua imaginação, ou de alguém chegando perto de você. E isso pode ser (muito) bom.
Mesmo com a participação do ouvinte, o ambient quase clássico, com diálogo entre o experimental e o erudito, que norteia o EP de Desirée, já traz uma história própria em cada faixa, ainda que as músicas sejam instrumentais. Tanto que a própria musicista tem seu trabalho (em projetos como o Harmônicos do Universo) comparado à criação de trilhas sonoras de filmes.
O tema Evaporar, em duas versões, une toques de guitarra slide, teclados, programações, e trazem um ritmo quase cardíaco ao disco, como num sonho que vem chegando – a segunda versão da faixa, que encerra o disco, é mais distorcida e sintetizada. Ver o sol por trás da nuvens é um tema celestial de piano, cuja abertura traz ruídos de transmissão inseridos aqui e ali, prosseguindo com o violoncelo de Fernanda Koppe (Mulamba). Já Quando magma vira lava é a que mais traz ruídos que podem confundir o ouvinte, assemelhando-se a um passeio por um lugar mágico, ou a uma dualidade sonho x realidade – sensação acentuada com a entrada dos vocais de Alejandra Luciani e do sintetizador de Raphael Vaz, do duo Carabobina.
- Apoie a gente e mantenha nosso trabalho (site, podcast e futuros projetos) funcionando diariamente.
Nota: 8
Gravadora: Quarto Mágico/Grão Pixel