Crítica
Ouvimos: Demob Happy, “Divine machines”
- Vindo de Newcastle, na Inglaterra, o Demob Happy é uma banda que une stoner metal e tons eletrônicos, e que existe desde 2008. Na atual formação, Matthew Marcantonio (voz, baixo), Thomas Armstrong (bateria, vocais) e Adam Godfrey (guitarra, vocais).
- O nome Demob Happy (literalmente “desmobilização feliz”) veio de uma expressão multiuso que costuma ser usada para o fim de tarefas que pareciam um fardo – seja o fim de uma guerra ou um trabalho enfadonho.
- O grupo não gravava desde 2018, quando saiu Holy doom. Já Divine machines é o terceiro álbum da banda.
- Marcantonio cita bandas como Beatles e Supertramp como referências de infância (era o que o pai dele escutava no carro). E diz que o disco novo fala “sobre os males do mundo, mas agora está mais centrado em cada um de nós para ver como podemos crescer e assumir a nossa responsabilidade na forma como o mundo funciona. Os poderes constituídos não precisam fazer o que querem, sabe?”
Lançado em maio, o terceiro disco do Demob Happy bem que poderia estar na área de discos relembrados do Pop Fantasma. Brincadeira, claro, mas assusta um retorno tão bacana ter passado despercebido pela gente. Vendidos costumeiramente numa pacoteira que inclui rótulos como metal alternativo e stoner metal, demonstram mais fôlego de banda indie, misturadeira, do que de grupo dedicado apenas ao rock pesado.
Divine machines começa mais dançante e irônico do que se imaginaria no caso de uma banda “stoner”, em Token appreciation society, uma zoação que mistura Video killed the radio star, dos Buggles, e a onda dos NFTs. Prossegue rezando mais na cartilha do Nine Inch Nails, sem a mesma disposição para o incômodo e para a sujeira, e com mais toques psicodélicos, em faixas como Voodoo science e anti-machista I have a problem (I ignore). Unem tons robóticos e blues-rock em Earth mover. Além de um lado zeppeliano em Tear it down, e quase sabbathiano na boa de riff Run baby run.
Mesmo nos momentos em que eles mais fazem questão de entregar que são uma banda de rock pesado, inserem detalhes diferentes do comum, como a dramaticidade de Muscular reflex (faixa com jeito de hit, a partir dos riffs e dos corais) e de Super-fluid, um blues-rock com senso melódico herdado do Depeche Mode. Para impressionar de verdade, tem a fluidez do soul-metal Hades, baby, que encerra o disco com metais e cordas escondidas em meio aos riffs de guitarra. E She’s as happy as a man can be, música lá com suas heranças do rock britânico dos anos 1960 (os Beatles do White album, os Pretty Things de Parachutes são o que surgem na mente), mas com o jeitão do grupo. Vale ouvir.
Gravadora: Liberator Music
Nota: 8,5
Foto: Reprodução da capa do álbum