Crítica
Ouvimos: Danilo Penteado, “DáPé”
O som de Danilo Penteado é ligado à música brasileira feita em São Paulo, mas tem muito de Jorge Ben, Nelson Cavaquinho e, em especial, Gilberto Gil – este último, vale lembrar, acabou sendo parceiro de Danilo quando este encontrou o poema Plateia no livro Gilberto Gil: Todas as letras, organizado por Carlos Rennó, e pôs música nele. Nomes como Mauricio Pereira, Cesar Lacerda e Romulo Fróes, que colaboraram em DáPé, ajudam a dar um ar simultaneamente lírico e irônico para as faixas do álbum – que no entanto abre com um samba-celebração, Hoje o dia nasceu diferente, lembrando Jorge Ben, mas com uma certa cara reggae.
Uma malandragem paulista, bem diferente da carioca, surge em Acordei tava morto (com Mauricio Pereira), que fala sobre morte e traz um morto ironizando quem ficou vivo. E também em Minha pipoca, samba com jeito de música dos anos 1940, com Livia Nestrovski e Livia Mattos. Ornitologia, uma letra sobre aves (“algumas não existem mais”) ganha um trabalho de cordas quase espacial. Lealdade, com Suzana Salles, traz o diálogo de um ex-casal – um homem que tenta retomar o namoro, e uma mulher que preferiria que ele superasse o fim da relação. Falta muito ainda?, com Ná Ozzetti, põe o foco numa mulher cansada de ser explorada pelo “traste mimado” do seu marido (“não queria nem fazer feijão/acordar em outra dimensão”).
- Apoie a gente e mantenha nosso trabalho (site, podcast e futuros projetos) funcionando diariamente.
Duas citações claríssimas em DáPé surgem na cara do ouvinte: o samba pessimista de É a esperança, que traz o personagem perdendo tudo o que lhe cerca, tem a frase “o sol não brilhou nenhuma vez” (lembrança ao contrário de Juízo final, de Nelson Cavaquinho). O que, então, nos faz sonhar? lembra Nelson, lembra Gonzaguinha e lembra também Aldir Blanc, com vários versos terminados em “ora” e frases excelentes como “que adultos incompreendidos/não se percam do que são”. Já Nova oração é uma bossa realmente nova, fazendo referência a A paz, de João Donato e Gilberto Gil. DáPé um disco de histórias e comentários, em que letras, melodias e sambas são vistos do avesso – e por todos os lados.
Nota: 8,5
Gravadora: YB Music
Lançamento: 7 de novembro de 2024