Crítica

Ouvimos: Cumbuca, “Cumbuca” (EP)

Published

on

  • Cumbuca é o EP da banda paulista de mesmo nome. O grupo é formado por Deco Gontijo (vocal, guitarra, violão e sintetizador), Henrique Borto (vocal, guitarra e sintetizador), Júlio Madella (bateria, vocal e percussão) e Toni Morais (baixo).
  • “Começamos como quatro amigos querendo apenas tocar juntos Mistério do planeta, dos Novos Baianos. Naquela época, não tínhamos nenhuma ambição maior, mas as composições surgiram e fomos nos percebendo como uma banda autoral de fato. Uma das principais motivações vem de observar uma cena atual muito rica do rock nacional e, esperançosamente, poder fazer parte dela”, conta Henrique.
  • “As faixas do EP mostram um pouco de tudo o que a banda é capaz de fazer, mesmo sem uma coesão total. Para esse EP, pensamos em apresentar as nossas referências de forma mais crua e direta”, diz Deco.

Se o EP do Cumbuca fosse lançado em vinil, com lado A e lado B dividindo suas quatro faixas, daria para sentir bem mais claramente duas faces da banda. No primeiro lado, Meus problemas e Descanso revelam um espírito indie rocker que passeia entre o despojamento lo-fi do Pavement e a vibe contemplativa do dream pop. Descanso começa com guitarra limpa, e logo desemboca em algo mais próximo do punch melódico do Dinosaur Jr, influência assumida pela banda – ainda que sem o mesmo peso da banda de J Mascis.

No lado B, a história muda. Passear na praia começa como um samba-rock acústico na linhagem de Jorge Ben e Gilberto Gil, chega perto do forró-rock raulseixista, mas acelera e se aproxima da energia crua do punk. Já Resolução abre com um clima de bossa-rock e, aos poucos, incorpora elementos do indie e do pós-punk, com baixo econômico lembrando Pixies. Um primeiro passo promissor, costurado por um fio condutor essencial: a vontade de explorar.

Nota: 7
Gravadora: Independente
Lançamento: 5 de fevereiro de 2025.

  • Apoie a gente e mantenha nosso trabalho (site, podcast e futuros projetos) funcionando diariamente.

Trending

Sair da versão mobile