Crítica
Ouvimos: Cristian Dujmovic, “Desde acá”
O cantor e compositor argentino Cristian Dujmovic faz em Desde acá um pós-punk puro, sem muitas concessões a referências mais recentes. O álbum parece saído diretamente dos anos 1980, com arranjos e timbres que remetem à época, mas sem soar forçados. Dá até aquela impressão de um disco “de volta” de uma banda ilustre da década.
A viagem começa com Desafio, que combina guitarras e elementos eletrônicos em uma melodia envolvente, seguindo a tradição do rock argentino e latino-americano. Em seguida, Elevar reforça essa pegada retrô, não apenas no estilo, mas até na qualidade da gravação, especialmente da bateria. É uma faixa que ecoa o início dos anos 1980, flutuando entre o hard rock e a new wave, com solos marcantes e um andamento típico do pós-punk.
Já Farsantes investe num ritmo marcial e em certo experimentalismo nas guitarras, resultando em uma das composições mais bacanas do disco. Depois, tem Salvara, que é uma vinheta e mesmo assim não passa despercebida: começa em com sintetizadores, ganha camadas de guitarra inspiradas em The Edge e flerta com o dream pop.
Bailar é uma ponte entre o hard rock e o pós-punk, e é uma daquelas faixas feitas para tocar no rádio – enfim, se houvesse uma rádio mais comercial disposta a abrir os ouvidos. Já Habitantes entrega um belo diálogo entre teclados gélidos, guitarra e batidas. Fechando o disco, Desahogo cria um encontro entre batidas programadas e riffs de guitarra logo na introdução. Os vocais vêm carregados de reverb, reforçando o clima etéreo da faixa, que lembra um Depeche Mode mis voltado para o rock do que apenas para o synth pop. No fim das contas, Desde acá não tenta reinventar a roda, e acerta em cheio ao recriar um pós-punk que parece atemporal.
Nota: 7,5
Gravadora: Independente
Lançamento: 31 de janeiro de 2025
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