Crítica

Ouvimos (com atraso): Boygenius, “The record”

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Dá para dizer que 2023 foi o ano do Boygenius? Olha que é tentador: o disco da superbanda formada por Lucy Dacus, Julien Baker e Phoebe Bridgers já andou aparecendo em várias listas de melhores do ano, e desde o dia 11 de dezembro ostenta o título de “álbum do ano” dado pelo New Musical Express. Tornou-se um caso de disco comentado ao longo dos últimos meses (saiu em 31 de março), com direito a um complemento valoroso: o EP The rest, de faixas apresentadas em meio a turnê do debute, e que serve de acréscimo ao álbum.

Ouvido com atraso (tinha escutado faz tempo o primeiro EP do projeto, lançado em 2018, e só), The record serve como resumo de um ano complicado, de renovação e transição. O Boygenius foi renovador para as três cantoras também: uma banda surgida da identificação com compositores preferidos, da troca de e-mails e sentimentos, da maturação (já que o álbum demorou para sair) e da presença de mulheres no estúdio – o disco foi produzido por elas ao lado da australiana Catherine Marks.

O grupo surgiu também de uma visão irônica e contestadora do mundo patriarcal – o “garoto gênio” do título é a velha falácia do menino dotado de suposta inteligência, que, desde cedo, lida com pais parciais que acham que qualquer flatulência produzida por ele é uma obra-prima. Já o som da banda é trilhado num corredor diversificado, que une características de todas as três compositoras, encaixa células de folk e country numa moldura indie, e investe num lado bittersweet que torna canções como Emily I’m sorry, Not strong enough e True blue as trilhas sonoras perfeitas para momentos de angústia – não apenas na vida real, como num filme da Sessão da Tarde. Cool about it, por sua vez, espalha brasa para Simon & Garfunkel (a introdução lembra bastante The boxer, e o clima de rodinha de violão introspectiva domina o álbum). Já $20 traz influências de Velvet Underground e Pavement para a história.

Nas letras, as três mandam avisar que vão vivendo como podem. Mesmo tendo que lidar com gente falsa (Cool about it), pessoas imaginárias que nada acrescentam (Revolution 0 – que, na onda beatle do título, tem um verso que poderia ter sido escrito por John Lennon: “eu costumava pensar que se eu apenas fechasse os olhos, eu iria desaparecer”), amores que se foram (We’re in love), amores mal embrulhados e cagados (Letter to an old poet) e outros temas incômodos. Para ouvir no último volume e no repeat, tem a ironia fina de Satanist, que leva peso ao disco – mas curiosamente faz lembrar um pouco o XTC de Drums and wires (1979).

  • E aqui está a matéria do NME sobre The record.

Nota: 9
Gravadora: Interscope.

Foto: Reprodução da capa do álbum.

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