Crítica
Ouvimos: Beto Cupertino, “Auto”

Houve pouca movimentação em torno do disco novo de Beto Cupertino, Auto. O álbum saiu no comecinho de dezembro, e poucos sites de música notaram sua presença (o Hominis Canidae e o Célula Pop foram dos poucos a falar dele). Aliás, a própria presença do disco num universo de vários álbuns excelentes de 2024 é discreta: são oito faixas em 26 minutos, naquele esquema em que você até fica na dúvida se trata-se de um LP ou de um EP. Por quem os sinos dobram, LP de 1979 de Raul Seixas, tem a mesma duração, e Come on pilgrim, EP dos Pixies de 1987, tem oito faixas e é pouco menor que isso – mas enfim, só detalhes.
O líder da banda goiana Violins já pode se gabar de ter feito um, vá lá, pequeno grande álbum, em que tudo foi feito por ele – Beto compôs todas as faixas, produziu, mixou, masterizou e cantou/tocou tudo. O resultado alude a muitas coisas: emocore dos anos 1990, soft rock, MPB no estilo de Beto Guedes e Guilherme Arantes, rock britânico desolado dos anos 1990/2000 e som agridoce dos anos 1970.
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Já nas letras, Beto toca em feridas alheias, especialmente naquelas que dizem respeito à linha nada fina entre o fracasso e o sucesso. A bela Público pagante é sobre isso. O indie rock tristonho Desnecessário vai além do assunto pedindo “um pouco de paz”. Tamanhos, com seus ritmos quebrados e sua melodia lembrando o rock britânico do começo dos anos 2000, fala sobre coisas que fazemos diariamente, e que fazem com que a gente vá além do nosso tamanho (“o que me prolonga é pensar”, “o que me prolonga é cantar”, dizem dois versos).
Em outras faixas, Beto se mostra um compositor que trilha suas letras no caminho da ironia, e da crônica do dia a dia, mesmo quando fala de assuntos bem sérios – como nas incertezas da contemplativa Sonho de segunda divisão, e na balada pós-punk Vida de terapia, com um riff forte de guitarra costurando toda a música. Uma surpresa é Forte?, a faixa mais acessível do disco, pós-punk com noção melódica de Skank/Samuel Rosa. No final, um som que poderia ter sido produzido por Brian Eno em Plástico bolha. E um flerte com o synth pop em Obrigado por nada – essa última, uma canção sobre ilusionistas da fé e do trabalho, todos bastante em moda nos dias de hoje.
Nota: 9
Gravadora: Independente
Lançamento: 6 de dezembro de 2024.