Crítica
Ouvimos: Benito di Paula e Rodrigo Vellozo, “Do jeito que a vida quer” (EP)
- Do jeito que a vida quer é um EP de Benito di Paula com seu filho Rodrigo Vellozo, com cinco faixas clássicas de Benito e uma regravação de Parabéns pra você, do Fundo de Quintal. Em 2021, pai e filho haviam gravado o disco inédito O infalível zen.
- “Este EP é um entendimento no qual chegamos a considerar a obra do meu pai, Benito Di Paula, como um dos fundamentos da construção estética do samba a partir da década de 1970. Partimos também da compreensão da grandiosidade da importância do samba, do pagode e de seus expoentes dentro da cultura popular brasileira”, afirma Rodrigo.
A primeira coisa que salta aos ouvidos quando se escuta o EP Do jeito que a vida quer, dividido por Benito di Paula com seu filho Rodrigo Vellozo, é que a voz do veterano cantor, compositor e pianista ganhou um tom mais blues com o tempo. Ou mais samba ainda: às vezes lembrando Nelson Cavaquinho, como na abertura do disco com o hit Do jeito que a vida quer, contrastando com o vocal mais agudo de Rodrigo.
O disco surgiu de um mergulho dos dois na obra de Benito e na redescoberta de que há até elementos de música clássica em algumas canções dele. A própria Do jeito que a vida quer, segundo o cantor, foi inspirada por uma obra do compositor Francisco Tárrega. Também redescobre uma antiga parceria entre Benito e Adoniran Barbosa, Não precisa de muita coisa – raridade nos discos do pianista, que geralmente fazia letra e música (os selos dos LPs de Benito na Copacabana chegavam a trazer o nome dele repetido inúmeras vezes, como artista, como título epônimo e como compositor de todas as faixas).
Pros fãs antigos de Benito, o EP traz duas marcas importantes do repertório dele. A primeira é a presença de Amigo do sol, amigo da lua, samba orquestral imortalizado pela novela A gata comeu (1985), e que surge numa releitura mais minimalista. A outra são as brincadeiras no estilo Wilson Simonal que Benito costumava fazem em músicas como Tudo está no seu lugar e Assoviar e chupar cana, e surgem na releitura de Parabéns pra você, sucesso do Fundo de Quintal dos anos 1980.
Gravadora: Independente
Nota: 7,5
Foto: Murilo Alvesso/Divulgação