Crítica

Ouvimos: Bedridden, “Moths strapped to each other’s back”

Published

on

O site Stereogum achou o nome dessa banda do Brooklyn uma merda e deixou isso bem claro num texto recente: “Sei que a maioria dos bons nomes de bandas já foram escolhidos, mas vocês provavelmente poderiam escolher uma palavra aleatória do dicionário que seria mais empolgante do que essa. Quem quer comprar uma camiseta que diz ‘bedridden’ (acamado, em português)?”. Maldade da grossa …

Do alto de um ótimo primeiro álbum, este Moths strapped to each other’s back, Jack Riley, vocalista e guitarrista do Bedridden, não está nem aí: disse à newsletter First Revival que o nome surgiu de quando ele ficou sem ter onde morar e passou um tempo fazendo couchsurfing (enfim, na verdade ele nem sequer teve como ficar preso a cama alguma). E quanto ao som, o Bedridden traz de volta o som de grupos como o Smashing Pumpkins dos anos 1990, o Foo Fighters do começo e até bandas hoje infelizmente pouco lembradas como Heatmiser (o grupo que revelou Elliott Smith). E mistura isso tudo com o idioma do emo e do pós-hardcore.

  • Apoie a gente e mantenha nosso trabalho (site, podcast e futuros projetos) funcionando diariamente.

Moths investe em ritmos quebrados, composições ágeis, vocais tranquilos e melodias angustiadas, como em Gummy, Etch (lembrando o SP da época de Siamese dream), Chainsaw, o punk de arena Heaven’s leg e Bonehead – essa última, soando como um emo apaixonado por Soundgarden e Helmet. As guitarras são ótimas, beiram eventualmente o shoegaze, e ganham marcação cerrada com o baixo e a bateria.

Em meio a várias lembranças de como o pós-grunge realmente deveria ter sido (a tríade Mainstage, Snare e Uno é bem isso), há outros diferenciais, como em Philadelphia, get me through – com início leve e sombrio e contexto mais pós-punk do que punk, até que algo explode. E o final com Ring size, quase uma balada folk, só que em compasso ternário e tocada na guitarrra. Todo o repertório de Moths é uma explosão emocional, mas essa é a mais bonita do disco. Ouça.

Nota: 9
Gravadora: Julia’s War Recordings
Lançamento: 11 de abril de 2025.

Trending

Sair da versão mobile