Crítica

Ouvimos: Aya, “Hexed!”

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Existem filmes de terror, e Hexed!, novo álbum da britânica Aya Sinclair, é um disco de terror. A capa do disco já causaria náuseas em muita gente, mas a sonoridade também não fica atrás: é sombria, crua, ruidosa, causa sustos, dá nervoso, e, quando se torna mais pop, lembra artistas como Suicide.

Há algo que faz lembrar, de leve, a sonoridade de Colinho, disco novo de Maria Beraldo – mas Hexed! não veio para acalentar ninguém, nem de longe. Aya lembra sufocos recentes passados com drogas (segundo uma entrevista do jornal The Guardian ela está limpa há seis meses), abusos sexuais, traumas, descobertas (assumiu-se como mulher trans em 2018, e afirmou ao The Guardian: “Agora não consigo mais andar sozinha de noite”) e momentos em que os excessos deixaram-na distante de si própria.

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A eletrônica experimental de I am the pip I hit myself with, o hip hop quebrado de Off to the ESSO (do verso-berro “estou escorregando ladeira abaixo novamente / você está agarrando o sabão / estou dando uma tragada na coca”) e o suspense sonoro da faixa-título não apenas não mentem, como servem de diário de bordo para Aya – o diário de uma fase antiga, porque o release do álbum faz questão de afirmar que Hexed! “é o que acontece quando Aya acende a luz”. The names of faggot chav boys é hip hop gritado e sem flow, com clima de apresentação de personagem em videogame. Heat death é sombria, distorcida e lembra que o personagem-título da faixa “faz tudo parar”.

Na sequência, Peach é um rap raivoso e ritmado, com ruídos que soam como golpes de espada no vento, enquanto Droplets abre com gotas d’água fazendo a transição para um trip hop violento e fantasmagórico. O trio final de faixas tem r&b guerrilhento e amedrontador (Navel gazer), ambient demoníaco e cristialino (The petard is my holster) e eletrohardcore (Time at the bar). Aya testou seus limites pessoais durante vários anos, e fez de Hexed! um disco para quem gosta de testar seus próprios limites sonoros.

Nota: 8,5
Gravadora: Hyperdub
Lançamento: 28 de março de 2025

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