Crítica

Ouvimos: Ariana Grande, “Eternal sunshine”

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  • Eternal sunshine é o sétimo álbum de Ariana Grande, produzido pela cantora do lado de Max Martin, Ilya, Davidior, Aaron Paris, Shintaro Yasuda, Nick Lee, Will Loftis, Luka Kloser e Oscar Görres. O sueco Max Martin foi um dos mais assíduos, deixando sua marca em quase todo o disco.
  • O disco teve seu nome inspirado no filme Brilho eterno de uma mente sem lembranças, com Jim Carrey. O primeiro single, Yes, and?, saiu em janeiro e até o momento, é o único compacto retirado do álbum – a cantora afirma querer que os fãs ouçam o álbum todo. A música vem sendo considerada uma homenagem a Vogue, de Madonna.
  • Os fãs estão associando o fim do casamento de Ariana (ela se separou recentemente de Dalton Gomez) com a faixa-título do disco, cuja letra fala de um homem infiel e mentiroso. “Quem estiver enviando mensagens de ódio para as pessoas em minha vida, baseado em suas próprias interpretações desse álbum, não está me apoiando”, reclamou ela. Para os fãs, o “bom menino” da letra é o ator norte-americano Ethan Slater, com quem ela está se relacionando.

Ariana Grande vem seguindo uma trilha bastante comum na música pop de hoje – e notadamente, essa trilha vem salpicada de armadilhas que a mídia coloca no caminho de artistas mulheres. Até porque, de modo geral, se um artista homem tem uma vida amorosa bem movimentada ou acidentada (digamos), ele precisa cometer um crime muito sério para oscilar entre a quase beatificação e a quase demonização em pouco tempo.

Traduzindo: a Ariana de antes da pandemia era uma cantora pop “consciente”, que havia visto acontecer um atentado terrorista num show seu em Manchester (onde morreu um número considerável de fãs). Na época, ela reagiu preocupando-se com os fãs, fazendo um show beneficente e admitindo, em entrevista à revista Elle, que “tudo havia mudado” em sua vida, a ponto de ela pensar em parar de cantar. Um pouco mais de movimentação em sua vida amorosa e… surgiram haters, especulações, matérias de tabloides e sites de fofocas, e talvez sua música não tenha sido tão bem avaliada como merecia, embora o pop meio vintage, meio pós-Kylie Minogue que ela fez nos discos Thank U, next (2019) e Positions (2020) continue uma atração bacana nos dias de hoje.

Não é incomum Ariana fazer confidências sobre sua vida particular em músicas – a graça do pop, na real, é essa mesmo. Eternal sunshine, inspirado pelo filme Brilho eterno de uma mente sem lembranças, de Michael Gondry, é o que é porque Ariana viveu bastante nos últimos tempos. É um disco que fala bastante de vulnerabilidade, de especulações da mídia, de expectativas alheias, de relacionamentos que acabam. Na capa, a mensagem é clara: você só vai saber se chegar perto. E só vai chegar perto se ela quiser.

O som valoriza os vocais emocionados-mas-contidos de Ariana e, basicamente, voa do tecnopop-r&b (em Don’t wanna break up again, Eternal sunshine, The boy is mine) a músicas que lembram a dance music do começo dos anos 1990. Como Bye e o hit single Yes, and?, que basicamente é a tentativa de Ariana de responder a todo mundo que quis saber porque é que seu casamento terminou – com versos como “caso você não tenha notado/todo mundo está cansado/e se recuperando de alguém” e “por que é que você se importa tanto com o p (*) que eu monto?”. No final, amor tranquilo e (de certa forma) empoderamento em Ordinary things.

Ariana Grande esta bem longe de ser uma artista pop que faz discos sem substância e, como vários outros artistas (de Adèle a Nando Reis, passando por Bob Dylan), arrumou uma fonte inesgotável de assuntos para falar: ela própria. No novo disco, ela se esmerou bastante em fazer exatamente isso, em meio a interpretações e melodias certeiras.

Nota: 7,5
Gravadora: Republic

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