Crítica

Ouvimos: Arcade Fire, “Pink elephant”

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O Arcade Fire sempre trafegou entre a empatia e a chatice pura e simples – uma zona nebulosa, na qual até Sting já patinou. Ao vivo, no entanto, a banda canadense é um dínamo, e sua discografia guarda obras poderosas, especialmente o trio inicial de álbuns, da estreia Funeral (2004) a The suburbs (2010). Mas o equilíbrio parece ter desandado com Pink elephant, primeiro trabalho após o chatinho We (2022) e as denúncias de má conduta sexual envolvendo o vocalista Win Butler.

Talvez como uma forma de responder a tudo que a banda viveu nos últimos tempos, Pink elephant, que é o sétimo álbum do Arcade Fire, vem com um ar estranho de natureza morta, como se deixasse no ar bem mais do que o que foi dito (e vale dizer que Butler não tem sequer dado entrevistas). Um clima de positividade tóxica invade a letra de Year of the snake, uma canção sobre mudanças forçadas, rupturas e coisas fora do controle. As duas vinhetas instrumentais do disco, com sonoridade perto do que se chamava antigamente de new age music (Beyond salvation e Open your heart or die trying) têm o mesmo clima – e causam o mesmo estranhamento.

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Mas isso não é nada perto do desespero de Circle of trust (“eu roubaria, eu mataria / eu mentiria por seu amor”). E é bem pouco perto de Alien nation, que consegue unir ódio e vibe gratiluz nos mesmos versos: “devolvo a meus inimigos toda a dor que eles gostariam ou poderiam ter, porque / eu devolvo esse mal a eles com amor, em nome da legião estrangeira”. Está tudo ali — torto, desajeitado, mas presente — como se Win Butler, mesmo negando as acusações, tentasse digerir publicamente o próprio cancelamento e as consequências pessoais que vieram com ele.

O Arcade Fire — e o casamento de Butler com Régine Chassagne, sua parceira na banda — sobreviveu a essa fase, mas não sem sequelas. Pink elephant parece um álbum feito a portas fechadas, praticamente um trabalho do casal, com participação crucial do co-produtor Daniel Lanois (cuja assinatura sonora é perceptível nas dez faixas). O resultado é um disco soturno, contido, sem explosão. Há uma dor evidente ali, mas é quase como se Butler quisesse que o ouvinte compartilhasse da penitência.

Entre as faixas bem resolvidas, tem o quase-shoegaze de Pink elephant e a música eletrônica de roqueiro de Alien nation, que lembra o single Witch, do The Cult, além do rock britânico do começo dos anos 1990. Stuck in my head, de sete minutos, é a única faixa exuberante no disco, com início lembrando New Order e Public Image Ltd e melodia crescente. O restante do disco é formado por músicas sombrias, que prometem algo, mas que no fim entregam pouca variedade e uma vibe que não avança, como no folk contemplativo Ride or die (que parece gravado no fundo de uma caverna), no synth pop texturizado e mal-humorado de Circle of trust e no tecnopop gélido e repetitivo de I love her shadow.

Havia uma expectativa — ainda que vaga — de que o Arcade Fire reencontrasse o frescor dos primeiros anos. Mas Pink elephant soa mais como uma sessão de terapia em forma de álbum do que como um abraço aos fãs de longa data.

Nota: 5,5
Gravadora: Columbia
Lançamento: 9 de maio de 2025.

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