Lançamentos
Ouvimos antes: Velvet Penny, “Hot air balloon”
Lembra quando Los Angeles era considerada a meca da psicodelia? Continua sendo. A cidade ainda pulsa com sons lisérgicos e misturas musicais que lembram Mutantes e Beach Boys – em pleno 2025. É de lá que vem Velvet Penny, cantora e compositora que aposta numa combinação de lisergia, rock progressivo, teatralidade na onda de Frank Zappa e trilhas de cinema no estilo Danny Elfman, com uma certa pegada circense.
Nesta sexta-feira (6), Velvet lança Hot air balloon, faixa inédita que sai num split single com a banda Sol Societe, também da região. A faixa do Sol Societe, Sambido, já circula desde 2024 em formato digital – uma rumba psicodélica que remete aos Mutantes e à Santana Band – mas agora chega ao vinil. O lançamento físico sai pelo selo psicodélico Psylk Rd, em parceria com a gravadora After Hours Records.
- Apoie a gente e mantenha nosso trabalho (site, podcast e futuros projetos) funcionando diariamente.
Velvet faz questão de dizer que esse é o início de uma nova fase. Seu primeiro álbum, All the flowers (2023), tinha um clima mais sombrio e foi gravado com músicos contratados. Já Hot air balloon nasce da colaboração com sua atual banda – sete músicos que a acompanham desde o último compacto. A letra fala sobre liberdade artística e sobre um novo universo, onde tudo é possível e ela se sente flutuando, e leve como o ar. Sim, uma música que poderia estar em algum disco da fase inicial de Rita Lee (como Hoje é o primeiro dia do resto da sua vida, de 1972).
A faixa-título de All the flowers, aliás, ganhou um clipe bastante soturno, que deu origem a uma exposição realizada entre o fim de 2022 e o começo de 2023 em Ontario, Califórnia. A mostra incluiu a exibição do vídeo e de figurinos e acessórios interativos usados na produção. Velvet aproveitou para apresentar ao vivo o repertório completo de seu primeiro álbum, e ainda participaram oficinas de criação de zines, meditação e defesa pessoal para meninas e mulheres a partir de 12 anos.
Hot air balloon estará disponível nas plataformas nesta sexta (6). A música – junto com Sambido, do Sol Societe, colada na sequência– pode ser conferida no vídeo abaixo. Você ouve com exclusividade aqui.
Ficou curiosa (o) pelo clipe de All the flowers? Tá aqui.
Uma live dela com outro single do primeiro álbum, All mine.
Texto: Ricardo Schott – Foto: Domenica Contreas/Divulgação