Crítica

Ouvimos: Amaro Freitas, “Y’Y”

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  • Y’Y é o quarto álbum do pianista pernambucano Amaro Freitas. O título do disco se pronuncia “ieiê” e significa água ou rio em dialeto indígena sateré mawé.
  • O disco veio, em parte, de estudos de Amaro sobre piano preparado (técnica do compositor John Cage), que usa peças metálicas entre as cordas do piano, com a ideia de tirar sons mais percussivos.
  • Músicos como o flautista inglês Shabaka Hutchings, o guitarrista Jeff Parker e a a harpista Brandee Younger são convidados do álbum.
  • O selo Psychic Hotline, que lançou o álbum, tem sede na Carolina do Norte, e é dirigido pelos integrantes do duo eletropop Sylvan Esso (Amelia Meath e Nick Sanborn). “Não procuramos possuir propriedade intelectual em nenhuma circunstância, nem subscrevemos abordagens de carreira baseadas na escassez. Nós nos esforçamos para expandir sempre nossa comunidade musical; para acolher mais vozes e mais perspectivas”, contam no site da empresa.

Ouça Y’Y, disco novo do pianista Amaro Freitas sem olhar para os nomes das faixas e encarando-o como uma única peça musical, dividida em vários segmentos instrumentais, que sugerem um passeio marítimo – com direito a seres quase imaginários, mistérios, uma ou outra sensação de perigo, cenas quase de desenho animado. Bom, não sou eu quem vai estragar sua audição, ouça como quiser. Mas a principal diversão na audição de Y’Y é imaginar cenas, como se o material do disco novo do músico sugerisse um filme.

Só que… é bom saber que as imagens evocadas pelo disco novo de Amaro são bem reais. Y’Y traz para o jazz atual o universo amazônico e a preocupação com o destino dos rios, das águas e da natureza do Brasil. Um tema que envolve anos de descaso e poluição, e mais do que tudo, envolve futuro, dia de amanhã. O Amaro que aparece no disco, tocando só ao piano, ou acompanhado de músicos como o guitarrista Jeff Parker e a harpista Brandee Younger (que participam respectivamente de Mar de cirandeiras e Gloriosa), sugere imersão pessoal total nas matas e mares, e na música brasileira evocada pela natureza.

É o que acontece na referência a Asa Branca, de Luiz Gonzaga, em Sonho ancestral, no piano-de-uma-nota-só do riff central de Gloriosa (que antes e depois ganha mais notas, com harpa circulando em torno do instrumento) e na homenagem ao percussionista Naná Vasconcellos de Viva Naná, repleta de percussões que produzem ruídos da mata. E também na viagem submarina de Uiara (Encantada da água) – Vida e cura. E no jazz nordestino de Encantados, encerramento do disco, no qual o piano de Amaro e a flauta de Shabaka Hutchings se alternam em termos de prevalência, um apoiando e liderando o outro.

O “pra quem gosta de” evocado por Y’Y, em termos de música brasileira, aponta imediatamente para Milton Nascimento – os voos instrumentais do autor de Clube da esquina surgem na mente em vários momentos da audição. Mas no geral, o cantor entra numa soma de referências que faz de Y’Y um álbum instrumental que funciona como um discurso, do começo ao fim.

Nota: 10
Gravadora: Psychic Hotline

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