Crítica
Ouvimos: A Shoreline Dream, “Whitelined”
- Whitelined é o oitavo disco da banda norte-americana de shoegaze A Shoreline Dream, formada pelo duo Ryan Policky e Erik Jeffries. É o primeiro álbum da banda a sair em vinil, com supervisão de Mark Kramer (Urge Overkill, Bongwater, Shimmy Records).
- Três faixas do disco têm participação de Mark Gardener, da banda Ride – os dois conheceram o músico justamente num show do Ride em Denver. Mark recebeu o material do grupo e trabalhou nas faixas em seu próprio estúdio, o OX4 Sound.
- “Ryan não teria a mínima ideia do que aconteceria até eu receber as músicas dele. Esse foi o ponto de partida e Ryan me enviou algumas músicas e instrumentais diferentes que ele estava juntando. Dessas, havia duas ou três que eu simplesmente me apeguei de repente e, obviamente, a primeira que realmente impulsionou e liderou o caminho foi Everything turns“, diz o músico.
O som do A Shoreline Dream é uma experiência, antes de tudo. O grupo norte-americano pode ser considerado uma formação de shoegaze. Mas envolve seu som com toques de pós-punk e psicodelia, e soa como uma banda de 1987/1988 que passou vários anos escondida num estúdio, fazendo experimentações com ácido e alterando a velocidade de gravações de instrumentos e vozes.
Em Whitelined, que a essa altura já é o oitavo disco do grupo, o multi-instrumentista/vocalista Ryan Policky e o guitarrista Erik Jeffries unem-se a Mark Gardener (Ride), que participa de três faixas do álbum, e torna o som do ASD um pouco menos viajante em Everything turns, Written in dust e Hollow crown. São músicas que formam uma parcela meio oitentista, meio psicodélica do álbum.
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Nesses momentos, o A Shoreline Dream fica mais próximo do college rock dos anos 1980/1990, ou até do rock de Manchester de três décadas atrás, com toques eletrônicos e musicalidade entre o pós-punk e o synth pop sombrio. Isso porque, no geral, trata-se de uma banda que explora as camadas mais aterrorizantes do shoegaze, entre efeitos de gravação e vozes enterradas na mixagem – que é o que se ouve em Whitelined, Fear, Falling back to reality e outros momentos.
Indo para a parte final do disco, o clima de pesadelo melódico espalha-se para faixas como A simple path of destruction, os ritmos quebrados de The dream, e um instrumental suingado e quase progressivo, Lost of the words, com linha de baixo lembrando Killing Joke.
Nota: 7,5
Gravadora: Latenight Weeknight