Desenho animado

“O velho e o mar” em um desenho animado feito com pintura em vidro

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Tem um texto bem legal na Revista Cult falando tudo a respeito de O velho e o mar, livro que representou a volta do escritor Ernest Hemingway, doze anos após publicar seu último sucesso, Por que os sinos dobram (1940). Morando em Cuba e meio afastado da literatura, ele havia publicado em 1950 Na outra margem, entre as árvores, cuja recepção fria o deixou bastante magoado.

Publicado no dia 1º de setembro de 1952, O velho e o mar já saiu com o objetivo de se tornar a obra-prima do escritor, e não deixou por menos. Ganhou o prêmio Pulitzer (depois, Hemingway ganharia o Nobel), virou “o” livro do qual quase todo mundo se recorda quando fala do autor, e deu início a uma longa temporada de interpretações a respeito da história do pescador cubano Santiago, que após vários dias sem pescar nada, consegue pegar um marlim de quase 700 quilos. Luta com o peixe, consegue levá-lo, e ao chegar em terra firme, descobre que ele foi devorado.

>>> Veja também no POP FANTASMA: Fizeram um desenho animado (muito legal!) sobre o Barão de Munchausen em 1984

Como uma excelente introdução ao livro, tem um curta-metragem em desenho animado que ganhou um Oscar em 2000 (na categoria de curta de animação), dirigido pelo animador russo Aleksander Petrov – em colaboração com estúdios canadenses, russos e japoneses. O filme traz imagens de Santiago na infância, sua luta com o marlim, o tédio do dia a dia no mar, e tudo o que mais você puder imaginar em relação ao livro. E um detalhe bem interessante é que ele foi feito por Petrov e sua equipe com pinturas à mão em mais de 29.000 molduras em vidro usando óleos de secagem lenta. A tinta era movida com os dedos para capturar o movimento. A trabalheira de Petrov, de seu filho (que trabalhou com ele) e da equipe foi enorme, já que tudo começou em 1997 e encerrou-se em 1999.

Pega aí.

The Old Man and the Sea – Short, Animation

Via Open Culture.

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