Cinema

O “corte perdido” de Star Wars

Published

on

O canal Film Spaced fez uma análise bem detalhada, e cheia de imagens raras, do que seria o primeiro corte do primeiro filme da série Star wars – que depois viraria Star wars IV: Uma nova esperança, depois das várias mudanças que George Lucas fez.

Para quem nunca ouviu falar da história, é basicamente o seguinte: antes de o que seria Guerra nas estrelas (era assim que o filme era chamado no Brasil em 1977) chegar nos cinemas, houve um primeiro corte do filme, exibido por George Lucas apenas para um grupo especial de amigos – Steven Spielberg entre eles.

O tal corte tinha diferenças básicas em relação ao filme que foi para as telas. O logotipo era um pouco diferente, o rolar do primeiro texto também, a voz do Darth Vader era feita pelo ator que o interpretou (o fisiculturista David Prouse), a voz do Chewbakka também era diferente. A duração do filme era bem maior, inclusive a de várias batalhas.

>>> Veja também no POP FANTASMA: Halyx: quando a Disney lançou uma banda de rock inspirada em Star Wars

As tais mudanças foram feitas rapidamente e teriam deixado o filme mais “palatável” para o grande público. O tal corte virou lenda e muita gente até afirmava que ele não existia. Até que em 1997 um jornalista de uma publicação especializada viu o tal lost cut e relatou tudo o que assistiu. O trabalho inicial reside hoje em um cofre da Lucasfilm e possivelmente nunca será lançado oficialmente (e talvez nem não-oficialmente).

As imagens que você no vídeo, por sua vez, não são do tal corte. São da primeira edição de Uma nova esperança, que foi resgatada pelo projeto Depecialized edition, tocado adiante por um cara chamado Harmy (ou Petr Harmá?ek, um professor de inglês da República Checa).

>>> Veja também no POP FANTASMA: Sambão de Star Wars, com Masayoshi Takanaka

Como Lucas alterou vários diálogos e passagens dos filmes para seu relançamento em 1997, Harmy decidiu fazer cortes nos filmes, acrescentar trechos tirados de edições anteriores e fez seus próprios lançamentos não-oficiais (que nunca foram contestados pela LucasFilm ou pela Disney porque não foram feitos com fins lucrativos).

Pega aí (em inglês mas tem legendas em português automáticas)

Via Future of Star Wars e Laughing Squid

>>> POP FANTASMA PRA OUVIR: Mixtape Pop Fantasma e Pop Fantasma Documento
>>> Saiba como apoiar o POP FANTASMA aqui. O site é independente e financiado pelos leitores, e dá acesso gratuito a todos os textos e podcasts. Você define a quantia, mas sugerimos R$ 10 por mês.

Trending

Sair da versão mobile