Cultura Pop

Mixtape Pop Fantasma: Lou Reed ouviu, ouviram Lou Reed

Published

on

O papo sobre a fase solo inicial de Lou Reed não se encerrou no podcast que fizemos sobre o período 1971-1973 da história dele. Pega aí uma mixtape que fizemos misturando coisas que Lou Reed ouviu, gente que ouviu Lou Reed e o próprio Lou em alguns momentos dos três primeiros discos.

A relação de músicas tem referências que apareceram na música de Lou, como o r&b/doo wop deprê do ítalo americano Dion DiMucci (e sua banda The Belmonts). E as estruturas de Wild thing, sucesso dos Troggs, e de Dizzy, de Tommy Roe – que têm muito a ver com Vicious, sucesso dele. Queen bitch, de David Bowie, foi supostamente inspirada em Lou, e soava quase como uma canção do Velvet Underground transformada em “rock pauleira”. Na mixtape tem também a primeira gravação conhecida de Lou Reed, The ostrich, compacto creditado ao grupo The Primitives (que já reunia ele e John Cale).

Apesar de desprezar muito Alice Cooper (que via mais como um teatro dos horrores do que como música), o clima bizarro e rude de algumas músicas de discos como Easy action e Love it to death tem a cara de Lou. A mesma coisa acontece com a turma ensimesmada do bittersweet norte-americano e canadense: Neil Young, Joni Mitchell, James Taylor, Judee Sill (em especial). O clima de Berlin, terceiro disco de Lou, de 1973, cabe bastante nesse clubinho.

Recuperamos também versões de Walk on the wild side em italiano (feita pela cantora Patty Pravo) e em espanhol (de Albert Pla), além de Wildside, de Marky Mark & The Funky Bunch, cheia de samples do original. E tem um Walk on the wild side que não é o de Lou Reed, mas o tema de um filme de 1962 de mesmo nome, roteirizado por John Fante (e que foi inspirado num romance de Nelson Algren que, enfim, deu o nome à canção de Lou). A música aparece na versão do grupo vocal The Persuasions. E tem o The Clocks, grupo brasileiro de proveta com ninguém menos que Dudu “Grilo na cuca” França nos vocais, fazendo aquela que deve ser a primeira gravação de um grupo brasileiro de uma música do Velvet Underground.

The Primitives (Lou Reed no começo da carreira) – The ostrich
Dion & The Belmonts – Born to cry
The Clocks feat Dudu França – Rock´n roll
Troggs – Wild thing
Lou Reed – I can’t stand it
Tommy Roe – Dizzy
John Lennon – Mother
David Bowie – Queen bitch
Lou Reed – Berlin
Judee Sill – Jesus was a crossmaker
Alice Cooper – Beautiful flyaway
The Persuasions – Walk on the wild side (não é a música do Lou)
Patti Pravo – I giardini di Kensington (Walk on the wild side em italiano)
Mick Ronson – White light, white heat
Mott The Hoople – Death may be your Santa Claus
Lou Reed – Vicious
Lou Reed – I’m so free
Albert Pla – El lado más bestia de la vida (Walk on the wild side em espanhol)
Lou Reed – Men of good fortune
Lou Reed – How do you think it feels
Japan – All tomorrow’s parties
Marky Mark And The Funky Bunch – Wildside
Paul Jacobs – Hold on (bônus)
Projeto Shaun – Tatuagem (bônus)

Trending

Sair da versão mobile