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Punk e synthpop invadindo o hard rock: Midge Ure no Thin Lizzy

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Com passagens por grupos de punk, pós-punk e new wave, o cantor, compositor, tecladista e guitarrista escocês Midge Ure nunca entendeu direito como é que ele foi parar justamente no Thin Lizzy, nomão do hard rock. Foi o que ele contou ao documentário Phil Lynott: Songs for while I’m away, sobre a história do líder da banda, que esteve em cartaz na edição 2021 do festival In-Edit.

Para tornar tudo mais, er, ~complexo~ ainda, o guitarrista Scott Gorham, um dos criadores das guitarras gêmeas da banda, afirmou no mesmo filme que “tivemos grandes guitarristas… e o Midge Ure”.

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O então cantor do Ultravox (Midge já estava efetivado na segunda fase da banda nessa época) aparentemente não tinha muito a ver com o som de uma banda que tocava hinos da galera pré-metal como The boys are back in town e Jailbreak. Mas ele era brother de Phil Lynott, era um compositor e músico bastante habilidoso e foi chamado para resolver um problema sério, que era a saída rápida de Gary Moore, abruptamente, durante uma turnê americana (e o mercado dos EUA sempre foi uma pedra no sapato do Thin Lizzy).

Dois anos antes de encarar a plateia do Thin Lizzy, Midge estava fazendo punk rock ao lado do ex-Sex Pistols Glen Matlock no Rich Kids – banda que bem que renderia um texto para cá. Em 1978, aderiu ao synthpop com o Visage, que fez sucesso com músicas como Fade to gray. No disco Black rose: a legend, do Thin Lizzy, já tinha assinado Get out of here ao lado do amigo Phil Lynott. Em julho de 1979, lá estava ele no palco ao lado da banda, sem nem ter tempo para pensar direito no que estava fazendo (e com um visual bem diferente dos colegas, por sinal). Essa fase durou até meados de 1980, e Midge chegou a passar para os teclados no meio da tour.

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Midge contou que já estava até efetivado na nova fase do Ultravox, quando recebeu um telefonema de Phil perguntando se ele queria entrar para a banda na turnê. “Eu nunca fui um membro permanente do Thin Lizzy. Eu estava lá enquanto eles procuravam um guitarrista de verdade”, contou. A entrada na banda acabou sendo uma grande oportunidade para Midge divulgar a nova formação do Ultravox. Isso porque Phil dizia que ele poderia falar de boa nas entrevistas do TL que a banda estava fazendo um disco novo.

“Tudo meio que funcionou. Embora, no papel, parecesse que eu não conseguia decidir para que lado virar”, disse. Midge chegou a gravar algumas guitarras numa coletânea de remixes do Thin Lizzy, The continuing saga of the aging orphans (1978), mas não chegou a fazer discos com a banda.

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Midge aproveitava as viagens com a banda para encher os ouvidos de Phil (sob protestos dos colegas) de sons de bandas como Magazine e Kraftwerk. Isso acabou tendo reflexos em trabalhos solo de Phil, que já estava interessado em punk rock havia tempos – em 1978, tinha chegado a montar uma banda paralela chamada The Greedies. Essa influência ficou bem mais clara nos discos solo de Phil, que ele assinava como Phillip Lynott. Olha aí Yellow pearl, hit solo dele de 1980, escrito ao lado de Midge, e que virou tema do musical da BBC Top of the pops até 1986.

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