Notícias

Urgente!: O manifesto de Mateus Fazeno Rock. Peter Buck & Barrett Martin juntos de novo. Racionais ainda no museu

Published

on

RESUMO: Mateus Fazeno Rock anuncia single-manifesto, Arte mata, que sai nesta sexta (30). Peter Buck e Barrett Martin estreiam novo projeto, Drink The Sea, que já lançou single. Mostra dos Racionais no Museu das Favelas é prorrogada até 31/8 com minidoc inédito.

Texto: Ricardo Schott – Foto Mateus Fazeno Rock: Jorge Silvestre/Divulgação

Pelo que parece, vem por aí uma porrada em forma de álbum. E o primeiro vislumbre dele rola nesta sexta, dia 30, quando sai Arte mata, primeiro single do terceiro álbum de Mateus Fazeno Rock (Deck). Ou ARTE MATA, estilizado com letras maiúsculas, berrando na cara do/da ouvinte.

Mateus afirma que não se trata só de música – é um manifesto em poesia falada, como nos saraus e no rolê do spoken word (a base de Mateus vem daí). A letra da música mostra como é complicado fazer arte no Brasil hoje em dia, e denuncia o apagamento de tradições musicais riquíssimas, tipo o maracatu, o samba-enredo e por aí vai.

O disco  que ainda não tem nome divulgado – foi produzido pelo próprio Mateus Fazeno Rock, em parceria com Fernando Catatau (Cidadão Instigado) e Rafael Ramos. O cearense Mateus, aliás, é um artista de rock que não faz apenas rock. Seu trabalho mistura música eletrônica, MPB, rap, trap e tudo o que ele quiser unir musicalmente, mas tendo o rock e a guitarra como argamassas.

Seus dois primeiros álbuns, Rolé nas ruínas (2020) e Jesus ñ voltará (2023, resenhado pela gente aqui) são verdadeiros surras de realidade, falando diretamente sobre o perigo, a morte e o descrédito que rondam o dia a dia de qualquer cidadão ou cidadã de pele preta e que vive na favela (Aquela ultraviolência, do primeiro disco, e Pose de malandro / Me querem morto, do segundo, são excelentes exemplos).

O texto de lançamento anuncia um single com pegada mais contemplativa – aliás, além da poesia falada, metade da faixa é instrumental. Mas os versos não aliviam: “Eu quero ser o verso poderoso de quem poderia segurar a bandeira, mas tá sem forças. Aquele que caiu, mas vai se levantar. Aquela que falhou, mas vai tentar de novo. Aquele que caiu, mas vai se levantar. Aquela que falhou, mas vai tentar de novo. A ARTE MATA. A vida imita a arte, mas a Arte Mata”. Um verdadeiro chamado.

E olha Mateus ao vivo aí.

***

Peter Buck (R.E.M.) e Barrett Martin (Screaming Trees, Nando Reis) não param: depois do EP dos Silverlites, lançado no ano passado, os dois agora anunciam o Drink The Sea, novo supergrupo do qual fazem parte também Alain Johannes (Them Crooked Vultures) e Duke Garwood (Mark Lanegan).

O primeiro single, Outside again, saiu na sexta (23), em clima acústico, sombrio e com vocais lembrando Lou Reed. E vêm aí dois álbuns de estreia, Drink The Sea I (sai 19 de setembro) e Drink The Sea II (3 de outubro), com 22 faixas e… clima de trilha global.

“Embora as músicas sejam construídas em torno de configurações tradicionais de guitarra, baixo e bateria, elas também brilham com os sons do oud árabe, do sitar indiano, dos gamelões indonésios e de diversas percussões exóticas, como o surdo brasileiro, o tambor de moldura, o vibrafone, a marimba e a kalimba”, conta Martin no Instagram – vale lembrar que, já que falamos de Nando, Buck se juntou a Martin em shows da turnê do disco Uma estrela misteriosa revelará o mistério, do ex-titã.

***

A mostra Racionais MC’s: O quinto elemento, em cartaz no Museu das Favelas (SP), acaba de ser prorrogada até o dia 31 de agosto. Desde a estreia em dezembro, mais de 80 mil pessoas já passaram pela exposição que celebra a história, o impacto e o legado do grupo mais influente do rap nacional.

Pra quem ainda não viu, é uma imersão total no universo de Mano Brown, KL Jay, Edi Rock e Ice Blue — com direito a instalações, arquivos, simbologias do hip hop e muita memória das periferias, com curadoria feita pela empresária do grupo, Eliane Dias. Na sexta (30), o museu lança ainda um minidoc exclusivo sobre a exposição, com depoimentos e bastidores. A entrada é gratuita. Funciona de terça a domingo, das 10h às 17h, no Largo Páteo do Colégio, 148, no centro histórico de São Paulo.

  • Apoie a gente e mantenha nosso trabalho (site, podcast e futuros projetos) funcionando diariamente.
  • Mais Urgente! aqui

Trending

Sair da versão mobile