Lançamentos
Lúcio Maia: guitarrista lança single instrumental e psicodélico, “Horas iguais”
“Horas iguais tem a ver com encontros. Na linha das horas os ponteiros se encontram, os números também. Encontros que celebram a vida, um dia a mais, um ano a mais”, conta Lúcio Maia sobre sua nova música. O novo single do ex-guitarrista da Nação Zumbi investe em muita psicodelia (“sempre presente no meu trabalho”, diz) e, mesmo sendo uma canção instrumental – que investe numa sonoridade aludindo tanto a Beatles quanto a Novos Baianos e Jimi Hendrix – tem conceito bem definido, a partir do título: a ideia é “falar” musicalmente do retorno dos encontros reais, sumidos da agenda das pessoas durante a pandemia.
A faixa já ganhou um clipe em animação, feito por Jonas Santos e Vinícius K. O resultado é tão psicodélico quanto a música, mostrando a imagem de Lúcio entre cores, cogumelos e relógios derretidos. “Pedi ao Jonas e ao Vinicius que trouxessem sugestões de imagens psicodélicas dos anos 1960 e eles foram muito em cima do que eu queria” explica Lúcio. O single traz o músico em várias funções: toca guitarra, baixo, percussão e cordas, e ainda produz,
grava e mixa. Só não toca bateria – o instrumento ficou a cargo de Rafael Cunha na faixa.
O guitarrista havia anunciado numa rede social em 2022 que não estaria presente nos próximos shows da Nação Zumbi. Recentemente numa entrevista ao podcast Superplá, de João Gordo, afirmou que o ritmo lento nas gravações de discos novos e a falta de grana contaram para sua saída do grupo (“eu já estava bem envolvido com trilha de cinema e quando veio a pandemia todo mundo parou, menos o streaming”, disse). Sua carreira solo começou paralela à banda, abrindo com o primeiro álbum do projeto Maquinado, em 2007, Homem binário. Em 2019, lançou o primeiro disco em que usa apenas seu nome, o epônimo Lúcio Maia, pelo selo Estelita (que também lança este single).
Foto: Leandro Bolo/Divulgação.