Lançamentos
Loreta fala sobre objetificação e assédio em “Não me chama pra trampar”
A objetificação e desvalorização no ambiente de trabalho (especialmente no caso da mulher) é o tema do novo single da cantora Loreta, Não me chama pra trampar, uma canção na qual ela retrata a situação em que uma proposta é feita apenas por interesse sexual.
“Essa é uma tentativa de acolhimento a quem já foi vítima de objetificação, esvaziamento profissional, assédio ou abuso sexual no ambiente de trabalho. Mais especificamente, tenta acolher validando a raiva e exaustão em ter que passar por esse tipo de situação”, diz. “É comum nos sentirmos culpadas, nos sentirmos envergonhadas e guardarmos o que aconteceu conosco. Então, vi esse som justamente como uma oportunidade para falar tudo o que gostaria e com a potência que me contemplava, sem a companhia do medo e da vergonha. Espero que sirva de desabafo e catarse para outras pessoas também, principalmente mulheres”, ressalta.
A música traz um pouco da linguagem do samba nos arranjos e na melodia. A música foi feita em colaboração com a cantora e compositora Maria Beraldo, que produziu a faixa. “A ideia principal foi trazer para o arranjo de cordas uma atmosfera que dialogasse com a letra da música e com a interpretação vocal intensificando a fricção entre raiva e deboche da composição. Desse modo faz presente a linguagem do samba, rítmica e melodicamente, em diálogo com frases melódicas com muitas notas e rapidez que se repetem e se entrelaçam”, diz Maria.
“A forma de captar também foi crucial para o resultado final, todos os microfones posicionados bem perto dos instrumentos dando bastante a sensação de ‘close’, captando também a aspereza dos timbres, sem receio de soar sujo ou agressivo, assim como acontece com a interpretação, que manda uma mensagem bastante nítida e inteligível ao mesmo tempo sem se preocupar em soar polida e amável”, explica a produtora.
“Para você que nos objetifica, desrespeita e subestima nossa inteligência a mensagem é: estamos de olho e não estamos sós”, completa Loreta. Ouça a faixa abaixo (foto: Sofia Colucci/Divulgação)