Utilidades

Lembrando o bug do milênio

Published

on

O termo “bug” era bem anterior ao chamado “bug do milênio”, anunciado com força lá pelo ano 2000 – Thomas Edison já usava a expressão em 1876 para falar de dificuldades e problemas nos experimentos que ele fazia. Em 1945, uma turma mexia nas partes internas de um computador e achou uma mariposa morta (!) lá dentro, o que popularizou a expressão (já que se tratava de um inseto).

Estava tudo bem, só que bem depois disso, uma turma enorme acreditou que, ao virar do ano 1999 para o 2000, as máquinas seriam desconfiguradas porque o sistema iria ler o ano 2000 (abreviado para 00), como 1900. E por causa disso, tudo voltaria cem anos no tempo. A desgraceira que muita gente previa mexeria com o sistema bancário, com a receita federal, com o judiciário e com tudo o que você pudesse imaginar – até mesmo com o funcionamento de aviões. Bobagem ou não, até mesmo o presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, decidiu fazer um pronunciamento sobre o assunto.

Bom, aproveitando que deu uma baita merda em várias redes sociais que todo mundo usa diariamente, resolvi dividir com todo mundo uns vídeos que eu estava vendo aqui, relembrando o bug do milênio.  Até mesmo o Jornal Nacional tratou do assunto e disse que “os computadores vão enlouquecer” e pôs emoção, medo e loucura no assunto, numa época em que as pessoas não estavam nem um pouco acostumadas com internet, sistemas computadorizados e outros assuntos.

Aliás, um tempo atrás tinha uma turma falando em bug do ano 2038, mas isso é outra história.

>>> Apoia a gente aí: catarse.me/popfantasma

Trending

Sair da versão mobile