Cinema

Jogaram “Vida sobre rodas”, doc sobre skate no Brasil, no YouTube

Published

on

Até tirarem do ar (ou melhor, da web), Vida sobre rodas, documentário sobre a história do skate no Brasil, está no YouTube. Filmado a partir de 2004 e lançado em 2010, dirigido por Daniel Baccaro, o filme é um entretenimento bem interessante não apenas para skatistas como também para quem passou a amar o esporte desde este fim de semana. Conta a história do esporte desde o fim dos anos 1970, focando nas pistas de São Paulo, e dando especial atenção à movimentação dos anos 1980, quando o tema “skate” surgiu direto nas páginas dos jornais – por razões não apenas esportivas, como também comportamentais e policiais.

O professor e colunista Hugo Fernandes deu uma resumida no tema a partir de uma thread no Twitter, onde lembra que a partir de um determinado momento nos anos 1980, a prefeitura de São Paulo funcionava justamente no Parque do Ibirapuera, sempre frequentado por skatistas. Na época, o esporte ainda era marginalizado e os praticantes eram confundido com baderneiros. E o prefeito da cidade, Jânio Quadros, achava exatamente isso de quem praticava skate.

>>> Veja também no POP FANTASMA: Sneakers & Lace: os Beach Boys do skate (!)

Jânio mandou apreender uns skates no parque, em 1986, e após dois anos de briga pra lá e pra cá, o ex-presidente mandou proibir o skate no parque. Após um protesto de skatistas (cujas imagens aparecem no filme), o esporte acabou proibido nas ruas da cidade toda, por ordens do prefeito. Jânio foi visto apreendendo skates de adolescentes aos gritos de “dê-me esse skate”, o que é mais ridículo ainda.

Além dos protestos, os skatistas reagiram ocupando espaços privados – já que os espaços públicos estavam proibidos. Um megacampeonato na Fundação Casper Líbero aconteceu em 1988, por exemplo. O esporte acabou liberado nas ruas da cidade só em 1989, quando Luiza Erundina assumiu a prefeitura, prometendo melhoras as condições da prática do skate em São Paulo.

>>> Veja também no POP FANTASMA: Patife Band e Voluntários da Pátria em vídeo clássico de skate, Shackle Me Not

Vida sobre rodas tem ainda imagens do primeiro programa dedicado apenas ao skate na televisão brasileira, Grito da rua (TV Gazeta) com direito a cobertura de campeonatos e dos próprios protestos dos skatistas. O filme traz pouca coisa sobre a música da época, embora tenha hits básicos do skate na trilha sonora, como Flowers by the door (TSOL) e Anarquia oi (Garotos Podres). É um documento até mais completo sobre o esporte e sobre o aspecto quando-tudo-era mato, do que sobre comportamento ou música. Nos anos 1980, praticantes mal tinham onde observar skatistas profissionais em ação – a não ser quando algum amigo conseguia uma fita VHS com manobras. O localismo do esporte (as turmas, as rusgas entre galeras, etc) também está no filme.

Pega aí.

>>> Saiba como apoiar o POP FANTASMA aqui. O site é independente e financiado pelos leitores, e dá acesso gratuito a todos os textos e podcasts. Você define a quantia, mas sugerimos R$ 10 por mês.

Trending

Sair da versão mobile