Cultura Pop

Joe Loss: olha eu aqui no prédio da EMI (e antes dos Beatles)

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Sabe aquela vez em que os Beatles inauguraram o hábito de tirar fotos comemorativas no prédio da EMI, na Manchester Square, em Londres? Bom, a imagem tirada em 1963, e que foi parar na capa do debute Please, please me, não foi a primeira que um artista tirou lá, não. Olha aí o bandleader britânico Joe Loss, em 1961, solitário no prédio da gravadora.

Joe Loss está sozinho na foto, mas costumava liderar orquestras numerosas, com mais de dez músicos. Na época da imagem, tinha já mais de 50 anos e já contava mais de duas décadas de sucesso com sua Joe Loss Orchestra, que passara de sapato alto pela era dos discos orquestrais e pela entrada dos ritmos latinos no cardápio pop americano e europeu.

Olha aí Wheels – cha cha, um dos maiores hits da turma, gravado justamente na época da foto.

Ah, sim, teve a indefectível releitura de Aquarela do Brasil, de Ary Barroso, hit de vários maestros que se prezavam, entre os anos 1950 e 1960.

Entre os feitos de Loss está o fato de ter dado emprego a um vocalista e trompetista chamado Ross MacManus. Que era o pai de ninguém menos que Elvis Costello. Em 1964, Loss chegou a gravar um compacto solo creditado a ele e a Joe Loss Blue Beats, com a música Patsy girl.

Loss morreu aos 80 anos, em 1990, e sua orquestra ainda existia na época, apesar de ele nem viajar mais com ela porque tinha ficado bem doente nos últimos anos. Aliás, a Joe Loss Orchestra ainda existe e está sob a direção musical de Todd Miller, que foi vocalista da banda a partir dos anos 1970.

Ah, se você nunca viu (toma vergonha nessa cara, né?) as duas fotos dos Beatles no prédio da EMI, estão aí. A primeira, você sabe, está na cada de Please, please me e da coletânea “vermelha” 1962-1966. A segunda foi feita para a capa do disco Get back, que não foi lançado e cujo conceito foi transformado no disco Let it be, de 1970. A foto acabou vazando para a coletânea “azul” 1967-1969.

Olha aí os Sex Pistols, recém-contratados pela EMI, repetindo a mesma pose em 1976.

E olha aí o Blur no mesmo local, em 1995.

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