Artes

A ítalo disco dos anos 1980 e suas capas maravilhosas

Published

on

Ítalo disco: um gênero musical que não quer calar. Se a disco music é considerada um troço cafona por muita gente, os sons dançantes produzidos na Itália a partir de meados dos anos 1970 são considerados um horror de kitsch por uma turma maior ainda. Maldade, já que um dos grandes gênios mundiais dos sons dançantes e eletrônicos daquela época veio de lá. Esse alguém é ninguém menos que Giorgio Moroder.

Não é só isso: ainda por cima a dance music feita no país demonstrou resiliência o suficiente para se misturar com a new wave (no caso das parcerias de Moroder e do Blondie, como Call me) e invadir as paradas em épocas nas quais ninguém mais ligava para disco music. Tarzan boy, do Baltimora, e Vamos a la playa, do Righeira, lançadas nos anos 1980, vieram da Itália, só para citar dois grandes exemplos. The rhythm of the night, da banda de eurodance Corona (cujo nome foi herdado pela cantora, a brasileira Olga Maria), foi concebida em Roma em 1993.

E essa introdução serve apenas para mostrarmos essa respeitável coleção de capas de discos de ítalo disco dos anos 1980. Algumas são fenomenais e outras são verdadeiros desafios ao bom gosto, mas quem liga? (abaixo das capas tem os links para escutar o que tem nos discos).


Ouça aqui.


Ouça aqui.


Ouça aqui.


Ouça aqui.


Ouça aqui.


Ouça aqui.


Ouça aqui.


Ouça aqui.


Ouça aqui.


Ouça aqui.


Ouça aqui.


Ouça aqui.


Ouça aqui.

Ouça aqui.

Via Vintage Machine

Trending

Sair da versão mobile