Cultura Pop
Imagens dos Sex Pistols enfurecendo a Rainha Elizabeth II
Fuçando o YouTube, dá para achar alguns vídeos de um dos momentos mais bizarros e curiosos da história do rock e do punk: aquela vez em que os Sex Pistols resolveram afrontar a recém-falecida Rainha Elizabeth II a bordo de um barco no Rio Tâmisa, no dia em que se encerravam as comemorações do Jubileu de Prata da coroação da monarca.
Na época, claro, os Pistols já haviam lançado o single God save the queen, que dizia coisas como “a rainha não é um ser humano”. A música já havia chegado ao segundo lugar nas paradas britânicas. A BBC deu uma boicotada na música e ainda por cima havia rolado uma alegada proibição dos Pistols de se apresentar em solo britânico. Veio daí a ideia de subir num barco a bordo do Rio Tâmisa para comemorar o lançamento do single. Só que o tal lançamento rolou no dia 7 de junho de 1977 – exatamente o dia em que rolou a tal comemoração do jubileu. Detalhe é que o navio no qual os Sex Pistols estavam embarcados se chamava “Queen Elizabeth”.
Uma vez lá dentro, os Pistols tocaram músicas como Anarchy in the UK, Pretty vacant e a própria God save the queen – aliás, esperaram passar na frente do prédio do Parlamento Britânico, em Westminster, para que o show começasse. Claro que não teria outro fim pra uma história dessas: o barco foi cercado por embarcações da polícia, e onze pessoas foram presas – Vivienne Westwood, mulher do empresário Malcolm McLaren, foi uma das encarceradas. Malcolm resolveu apontar o dedo para os policiais e chamar todos de “bastardos fascistas de merda”. Apanhou e foi preso. No fim das contas, sucesso: God save the queen vendeu 50 mil cópias e só foi impedida de chegar ao primeiro lugar por causa da regravação de Rod Stewart de The first cut is the deepest, de Cat Stevens. E as imagens estão aí.