Cultura Pop
Heartbreakers de Johnny Thunders ganham relançamento da fase inicial da banda
Integrante de primeira hora do Television, banda seminal (e bota seminal nisso) do rock novaiorquino dos anos 1970, Richard Hell estava ficando sem lugar no grupo antes mesmo dele gravar seu primeiro disco, Marquee moon, de 1977. Tom Verlaine, vocalista, guitarrista, compositor e dono da bola, foi tirando o espaço de Hell como compositor e vocalista até que não sobrasse praticamente nada.
>> Ei, temos um episódio sobre o Television no nosso podcast, o Pop Fantasma Documento
O ex-amigo de Verlaine saiu da banda muito puto da vida, mas não ficou sem emprego por muito tempo. Na mesma semana em que ele deixou o Television, Johnny Thunders e Jerry Nolan saíram dos New York Dolls e convidaram Hell para se juntar a eles numa banda nova, que partiria do glam rock e do pré-punk para chegar a algo novo. Entra em cena The Heartbreakers, tida por muita gente como a primeira banda realmente punk (sem o “pré”, que aparece ao lado do estilo, no caso de grupos como Stooges e MC5).
Thunders (voz, guitarra), Nolan (bateria) e Hell (baixo) fariam testes para um segundo guitarrista e logo entraria Walter Lure, que tocara numa banda chamada The Demons. O resto é… história? Não exatamente? O grupo reunia dois grandes viciados em heroína, Hell e Thunders, o que já diz muito sobre o que iria acontecer: shows caóticos, crises de ego e nenhuma gravadora interessada. Richard, que vinha com atitude, persona e repertório próprios, brigava para fazer valer suas ideias e queria de qualquer jeito virar o principal vocalista do grupo, no lugar de Thunders. Acabou deixando o grupo, sendo substituído por Billy Rath.
Hell montou os Voidoids, e gravou o clássico Blank generation, cujo repertório incluía faixas que já haviam pertencido aos set lists de Television e Heartbreakers. Já Thunders e seus amigos, unindo rock dos anos 1950 e 1970, energia punk e clima decadente (muito decadente, diga-se) foram em frente e conseguiram um contrato com a mesma Track Records que lançava os discos do Who. L.A.M.F, de 1977, único disco da banda, teve mixagem problemática e vendeu pouco.
Os Heartbreakers foram ganhando outras formações e o legado do grupo foi sendo explorado em discos ao vivo, lançados ocasionalmente. Em 2019, saiu Yonkers, demo de 1976 focada no breve tempo que Hell passou na banda, incluindo versões do grupo para canções como Love comes in spurts e Blank generation, que apareceriam no repertório dos Voidoids.
E pra quem tem uma graninha boa guardada, lá vem a Cleopatra Records relançando Yonkers em vinil púrpura, de edição limitada. O disco tem liner notes escritas pelo jornalista Dave Thompson e recorda uma época rara do punk novaiorquino, com direito a músicas ao vivo na edição CD. Se você não estiver com a grana em cima ou não quiser gastar dinheiro, tem uma outra opção: as músicas do LP estão no Bandcamp da gravadora. Ouça tudo aqui e conheça a aurora do punk norte-americano, que inspirou o britânico.