Notícias
Festival MixBrasil retorna com edição híbrida a partir de quarta-feira
A 29ª edição do Festival MixBrasil, o mais importante evento de cultura LGBTQI + da América Latina e um dos maiores do mundo, acontece de 10 a 21 de novembro em formato híbrido e totalmente gratuito. Parte da programação será de forma presencial no CineSesc, Centro Cultural São Paulo, MIS – Museu da Imagem e do Som de São Paulo, Teatro Paulo Eiró e Centro Cultural da Diversidade, e a outra parte online poderá ser acessada a partir do site do #MixBrasil (www.mixbrasil.org.br).
O evento abre nesta quarta (10), às 20h, com o filme Benedetta, de Paul Verhoeven, selecionado para a programação oficial do Festival de Cannes e San Sebastian, numa sessão no CineSesc. Já para o público de casa, a abertura será com o show da cantora e compositora Ellen Oléria.
A programação traz 117 filmes de 28 países, cinco espetáculos teatrais inéditos, como Venganza: pega homem?, direção da cantora Danna Lisboa, além de shows – a abertura é com Ellen Oléria e o encerramento é com Raquel, uma das fundadoras da banda As Bahias e a Cozinha Mineira. Há também eventos de literatura, laboratório audiovisual, além de homenagem ao cantor Ney Matogrosso com o prêmio Ícone Mix.
O Panorama Internacional traz títulos inéditos selecionados nas últimas edições dos festivais de Cannes, Berlim, Tribeca, Frameline, Queer Lisboa, Toronto e OutFest Los Angeles como A fratura, de Catherine Corsini, vencedor do Queer Palm no Festival de Cannes, e o alemão Instruções de sobrevivência de Yana Ugrekhelidze, ganhador do Prêmio do Júri Teddy em Berlim. Entre os nacionais, são sete obras concorrendo ao Coelho de Ouro de melhor filme, como Deserto particular, de Aly Muritiba, indicado do Brasil ao Oscar 2022, e A primeira morte de Joana, de Cristiane Oliveira.