Notícias

Festival leva intervenções artísticas ao local onde ficava o Juquery

Published

on

Tido como uma cidade dentro da cidade, por sua dimensões enormes, e por ter modificado a vida e a história do município de Franco da Rocha, em São Paulo, o Complexo Hospitalar do Juquery deixou de funcionar há cinco meses. Os nove últimos pacientes foram transferidos e o local deixou de funcionar, deixando para trás uma trajetória controversa que durou 122 anos e incluiu internações forçadas, condições precárias, abandono e violência. Por outro lado, incluiu também as primeiras tentativas de abordar arte como terapia, quando o médico, músico e crítico de arte Osório César criou a Escola Livre de Artes Plásticas (ELAP) do Juquery.

Foi por causa dessa história, cheia de lados diferentes, que surgiu o Soy Loco Por Ti Juquery, primeiro festival de artes a ocupar o espaço do antigo hospital, que chega à quarta edição entre quarta (15) e domingo (19). O evento leva 13 atrações em diversos formatos, todas gratuitas e abertas ao público, para toda a cidade onde estão instalados o Complexo Hospitalar do Juquery e o Museu de Arte Osório Cesar. Na abertura, rola o Pipaço: 500 pipas serão empinadas nos céus da cidade. Os participantes, alunos convidados de uma escola de ensino médio e funcionários do Juquery, escrevem em sua pipa uma palavra ou frase, sobre o momento de encerramento das internações.

“Tem uma revolução cultural acontecendo em Franco da Rocha. Desde que o festival se iniciou, em 2018, é visível como o Juquery e a cidade vêm se transformando. O ano de 2021 é muito importante nessa história, pois os últimos moradores saíram do Juquery, fechando sua área de internações de longa permanência”, observa o criador do festival, Victor Fisch. “É um ano muito importante para o Soy Loco também, pois tivemos que nos reinventar para criar um formato diferente, que trouxesse arte para as pessoas de forma presencial e sem gerar aglomerações”.

Entre as atividades que acontecerão durante a 4º edição do evento está a Terrapia: um chamado da terra, onde o artista Gilberto Junior utilizará tintas artesanais de terra coletadas do Parque Estadual Juquery para a pintura de um mural. Já na instalação Do Juquery para o mundo vão rolar uma intervenção artística dentro da área do hospital e uma outra fora, em praça pública da cidade, com a ideia de envolver as pessoas da cidade. No Itinerário Juquery, a dupla Massonettos, formada por Ricardo e Mariana Massonetto, convida o público para uma viagem de  jardineira, um clássico ônibus do Juquery, com música acústica, performance e improvisos cênicos, enquanto realiza um percurso ao redor do complexo.

O 4º Soy Loco Por Ti Juquery é um projeto aprovado via Proac. Uma idealização e produção da Trapézio Produções Culturais. Apoio do Complexo Hospitalar do Juquery. Correalização da Prefeitura de Franco da Rocha e do Museu de Arte Osório Cesar. Uma realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Conheça toda a programação aqui.

>>> POP FANTASMA PRA OUVIR: Mixtape Pop Fantasma e Pop Fantasma Documento
>>> Saiba como apoiar o POP FANTASMA aqui. O site é independente e financiado pelos leitores, e dá acesso gratuito a todos os textos e podcasts. Você define a quantia, mas sugerimos R$ 10 por mês.

Trending

Sair da versão mobile