Cultura Pop

Documentário de TV de 1979 sobre a Rough Trade

Published

on

Quando um tema artístico qualquer aparecia no programa de TV britânico The South Bank Show, do canal ITV, isso significava que viraria assunto de balcão de pub durante algumas semanas – e que acabaria chegando a muita gente das mais variadas classes sociais. Não que o programa fosse popular ao estilo do Top of the pops, o Globo de Ouro da juventude britânica, mas o SBS era bastante ágil em combinar arte erudita e cultura pop, e apresentar ambas com uma linguagem bem acessível, incluindo excelentes entrevistas

Em março de 1979, o SBS decidiu levar ao ar o crescimento dos selos independentes britânicos e a popularização do punk – que permitia, diz o programa, que surgissem vários músicos e bandas novas em cada esquina, Num ano-chave para a política britânica (foi quando rolou a eleição da primeira-ministra Margaret Thatcher, apertos aqui e ali foram decretados e rolou uma temporada duradoura de greves), o impacto de uma loja de discos que havia recentemente virado gravadora, a Rough Trade, havia sido tão grande, que o prato principal do programa foi uma longa e reveladora reportagem sobre eles.

O programa abria com um trecho de show da primeira banda a gravar um LP pela Rough Trade, os Stiff Little Fingers. A banda apresentava o hit Wasted life, com direito à letra da canção (um hino anti-guerra com versos como “eu não serei nenhum soldado/não receberei ordens de ninguém/nem vou encher a porra de seus exércitos/assassinato não é minha ideia de diversão”) sendo apresentada na tela.

Apesar do clima punk da empreitada da RT, o selo/loja é apresentado como uma empresa gerida em clima hippie (no começo, o dono Geoff Travis e seus colegas orgulhavam-se de inserir certo ar socialista no universo das pequenas gravadoras), que recebia muitas cartas de bandas e compradores, e que havia começado mais interessada em reggae do que em rock. “O que dizem é que se você não faz o que o mercado quer, está cortando suas chances de sobreviver nele. Lutamos contra isso e dizemos que o mercado é uma criação falsa, e que tem pouco a ver com o que as pessoas podem querer, quando lhes são dadas opções”, acreditava Geoff.

Lá pelas tantas, é a vez do Essential Logic, banda da musicista e cantora punk Lora Logic, aparecer no programa – no mesmo esquema do Stiff Little Fingers, flagrado ao vivo turnê promocional da Rough Trade de 1979, e tocando o hit Aerosol burns com a letra na tela. Lora explica aos telespectadores pouco acostumados com o punk sobre como se tornou musicista (começou bem pequena, tocando violino e piano na escola, e seu pai ouvia discos de jazz – e vale lembrar que até hoje o Essential Logic é tido como uma das bandas mais ilustres a unirem punk, jazz e experimentalismos).

O programa tem legendas em inglês, pelo menos. Pega aí.

Trending

Sair da versão mobile