Cultura Pop
Depeche Mode entre 1987 e 1990 no podcast do Pop Fantasma
O universo pop é meio cruel com artistas que precisam de segundos, terceiros ou quartos atos. Com o Depeche Mode, deu certo: a banda britânica de tecnopop começou em fase bem mais amigável (no disco Speak & spell e no hit Just can’t get enough), reinventou-se como grupo eletrônico pop com ares trevosos (Black celebration, de 1986, foi o ápice) e… seis anos após o primeiro disco, o Depeche conseguiu unir tudo o que havia vivido musicalmente até então no clássico Music for the masses (1987). Um disco que levou a banda a se redescobrir e a encontrar de vez seu público, o que gerou experiências como o documentário-disco 101 (1989) e o best seller Violator (1990).
Hoje no Pop Fantasma Documento, damos uma revoada na história do grupo de Dave Gahan, Martin L Gore, Andrew Fletcher e Alan Wilder entre 1987 e 1989. E lembramos o que é que estava no contexto da transformação de uma banda muito conhecida dos anos 1980 num grupo repleto de fãs por todo o mundo. Ouça bem alto!
Nomes novos que recomendamos e que complementam o podcast: Male Tears e Quântico Romance.
Estamos no Castbox, no Mixcloud, no Spotify, no Deezer e no Google Podcasts.
Edição, roteiro, narração, pesquisa: Ricardo Schott. Identidade visual: Aline Haluch. Trilha sonora: Leandro Souto Maior. Estamos aqui toda sexta-feira!