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Cris Caffarelli: na estreia, rock, folk e até samba inspirado por Tom Zé
O repertório de Lares, estreia da cantora e compositora carioca Cris Caffarelli, é perfeito para os tempos bizarros que estamos vivendo agora. Além das melodias fincadas na MPB, mas com base pop (cabendo referências de folk, rock e até um samba, o Samba do juízo), as letras vêm de muitas observações que ela vem fazendo a respeito do Brasil desde 2018 – incluídos aí temas como política e pandemia, juntos.
“Inspira, por exemplo, é uma música de ajuda para esse momento, fala de esperança, de medo também”, explica ela. “Já estava nesse clima desde a eleição e vejo muita coisa acontecendo agora. A paz que eu mereço tem esse clima, Vem vem vem tem apelo pela busca de um alento. O Samba do juízo surgiu na época do julgamento do Lula, do Moro. Tem músicas feitas há dois, três anos, mas havia uma sementinha ali”, diz.
A ordem do disco tem um pouco disso, como Cris afirma: Vem vem vem, primeira faixa, abre com o verso “respeite o tempo”. “E foi logo o primeiro single. Senti isso: ‘Deixa eu convidar um pouco as pessoas, ter um pouco de empatia, respeitar, nos respeitarmos. O disco ficou orgânico e meio atemporal”, conta ela, dizendo que antes mesmo da pandemia já vinha se interiorizando mais.
“Eu já tinha essa busca. O último show que fiz foi com o Toni Platão em março de 2020. Senti falta de entrar em contato com os amigos, mas já vinha entrando em contato com o lado espiritual, com a psicanálise. Na pandemia, percebi o tempo de outra forma. Mas perdi pessoas próximas e isso vai minando a energia. Só esse ano que voltei a compor de novo”, conta Cris, que ainda por cima se mudou duas vezes durante a pandemia.
A história de Cris inclui muita música desde a infância, por parte dos pais e dos irmãos (que tinham banda de rock). “Meu irmão do meio tocava piano clássico, eu tirava aquilo tudo de ouvido. Com seis anos entrei na aula de piano, toquei piano clássico até os 19. Sempre tive instrumentos ao meu redor, bateria, guitarra, tive banda na adolescência”, conta ela.
Ela lembra que demorou para se ver como cantora e compositora por causa da timidez. “Hoje é a primeira vez que estou me vendo como artista, com minha voz, minha ideias”, diz. Cris deu aula de violão, gradou-se em Música na UNI-Rio, mas antes disso chegou a fazer Direito – só dois anos e meio e largou rapidamente. “Mas eu era muito nova, tinha 17 anos. Eu sou libriana, tenho senso de justiça, mas não faria diferença para o mundo nesse lugar”, brinca.
Rumo à profissionalização, Cris também participou em 2013 como tecladista convidada do projeto Banco do Brasil Covers, quando dividiu palco com Toni Platão, Dado Villa-Lobos, João Barone (Paralamas do Sucesso), Leoni e Liminha. Em 2016, compôs a mais antiga do disco, Inspira. Pensou em lançar como single, mas esperou. “Em 2018 c0mecei a fazer mais músicas e vi depois que tinha músicas o suficiente para um álbum”, conta ela, que ao lado do produtor do disco, Lucas Vasconcelos (Legião Urbana, Letuce), foi selecionando muita coisa, até as gravações que ela fazia no celular.
Lares tem algumas participações ligadas ao show que fez com a música dos Beatles: João Barone toca bateria em Vem vem vem e Ainda não sei. A espiritualista Toque de orixá, sobre sua feitura de cabeça, tem Toni Platão fazendo vocais. Mas Cris chamou também a harpista Cristina Braga para tocar em Medo medo, amigos como André Nóbrega e Bruna Beber para dividir parcerias (em O outro lado da noite e Dizer pra ficar) e até Roberta Sá para dividir vocais no Samba do juízo, que fecha o disco.
“Ela é minha amiga, conheço a Roberta há muitos anos. Mostrei o samba para ela, e ela me incentivou: ‘Amiga, grava no seu disco!’. E ela topou cantar”, brinca. O samba é uma exceção num disco tão pop, mas Cris buscou outra linguagem. “Disse pro Lucas que queria fazer um samba mais lembrando Tom Zé, Mutantes, algo descontruído, para não invadir o espaço de ninguém. Minha pegada sempre foi mais para o pop: rock, soul, disco music. Mas um dos meus desejos é estudar na Escola Portátil de Choro”, conta ela, que recentemente se assustou quando deu uma entrevista e só citou referências estrangeiras. “Joni Mitchell, Neil Young, Janis Joplin, Beatles… Mas Rita Lee também é uma grande referência. E meu disco ficou muito brasileiro”, alegra-se.
Foto: Ana Alexandrino/Divulgação