Lançamentos

Cosmopaark: shoegaze francês com produção impressionante em “Backyard”

Published

on

Com um álbum chamado I can’t breathe enough (2023) na discografia, a banda francesa Cosmopaark faz shoegaze sem economizar na pesquisa de texturas e nos ruídos. Olive tree, uma das faixas do novo EP, Backyard, chega a assustar: abre com um som supostamente tranquilo, com vocais no limite da desconstrução musical, e ganha uma torrente de guitarras lá pelas tantas.

O material é complementado pelo ruído-silêncio no estilo dos Pixies de Pure intention (que ganha um ar meio Sonic Youth lá pela segunda metade, graças às guitarras e vocais que vão crescendo), pela parede de guitarras de Starve, pelo som poderoso de Hole (que ganha uma abertura dançante que até engana) e pelo tom sombrio e quase espacial de Tiny shelter.

Para Backyard – que sai pelos selos Howlin’ Banana Records e Stellar Frequencies, e ganha edição até em fita K7 – o grupo decidiu investir numa gravação mais profissional, trancando-se por duas semanas no estúdio Shorebreak, na França, ao lado de Johannes Buff (Thurston Moore, Lee Ranaldo, Lysistrata) e Pierre Loustaunau (Petit Fantôme).

Usualmente, a banda preferia trabalhar em seu próprio estúdio caseiro, mas decidiram testar algo diferente, “para trazer novas cores à nossa identidade e colocar uma ênfase especial na produção. Conseguimos levar as texturas mais longe usando os incríveis sintetizadores de Pierre e executando nossas drum machines por vários módulos de efeitos”, afirmam no texto de divulgação. O grupo é formado por Clément Pelofy (voz, guitarra), Baptiste Sauvion (bateria) e Wanda Mehalleb (baixo).

Foto: Mathilde Rey/Divulgação

Trending

Sair da versão mobile