Lançamentos

Christine Valença: “John Riley”, clássico do folk, em versão nordestina

Published

on

John Riley é uma canção bastante antiga, tradicional, que ganhou status de mania nos anos 1960: artistas como Joan Baez e The Byrds fizeram suas versões dela. A letra conta a história de uma moça que é pedida em casamento por um rapaz, e responde que não pode casar-se com ele, porque já tem um amor que se perdeu no mar. A cantora carioca Christine Valença decidiu reviver a canção, que ganhou até um clipe – mas a história da personagem surge em tom de música nordestina, com sonoridade mais meditativa nos vocais e na introdução. Em alguns momentos, a versão de Christina soa como um desvio abrasileirado do folk britânico do começo dos anos 1970.

Numa conversa com o site Hits Perdidos, ela contou que teve sua atenção chamada para a canção ao ouvir a releitura dos Byrds, que está no disco Fifth dimension (1966). “É como se o clímax dela estivesse mais dentro do poema, do plot twist, já que não há refrão”, contou. “Sou fã de todos os intérpretes que conheço da música: Joan Baez, Odetta, Judy Collins, Pete Seeger. São artistas que nutriram minha trajetória e cantá-la é reverenciar esse percurso”.

No clipe da faixa, dirigido e editado pela própria Christine, e filmado no Parque Lage e no Jardim do Museu da Chácara do Céu, no Rio de Janeiro, a história é contada do ponto de vista da própria personagem da faixa. Christine já tem um álbum solo lançado, Lentes de âmbar (2023), e planeja mais um disco para 2023 (Foto: Lucas Campbell/Divulgação).

  • Apoie a gente e mantenha nosso trabalho (site, podcast e futuros projetos) funcionando diariamente.

Trending

Sair da versão mobile